Decidir entre empreender ou ser empregado é uma escolha que pode transformar sua vida de várias maneiras. Afinal, é preciso considerar não apenas os objetivos financeiros, mas também fatores pessoais e até mesmo a disposição para correr riscos. Em meio a vantagens e desafios únicos, confira a seguir os pontos positivos e negativos de cada opção para ajudar você a tomar uma decisão mais assertiva.
Por que optar por empreender?
Empreender é ideal para quem busca independência e quer ser seu próprio chefe. Sendo assim, ao iniciar um negócio, você tem a liberdade de tomar decisões, definir suas metas e trabalhar com algo de que realmente goste.
Uma das formas mais acessíveis de começar a empreender no Brasil é se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), que oferece diversas vantagens, como impostos reduzidos e simplificados, facilidade na abertura do negócio e acesso a benefícios previdenciários. Além disso, a emissão de notas fiscais é simplificada, assim como o acesso a linhas de crédito específicas para pequenos empreendedores.
No entanto, empreender envolve riscos. A incerteza é alta e podem surgir dificuldades financeiras. Afinal, os lucros iniciais podem ser baixos e toda a responsabilidade recai sobre o empreendedor, o que pode gerar estresse. Dessa forma, um bom planejamento é essencial, assim como estar preparado para enfrentar imprevistos.
Benefícios para quem é empregado
Ser empregado, de fato, oferece mais segurança financeira. Isso porque você conta com um salário fixo, o que permite planejar melhor o orçamento doméstico. Além disso, trabalhadores formais têm benefícios como férias remuneradas, 13º salário e vale-transporte. Outro ponto positivo é a oportunidade de adquirir novas habilidades e crescer na carreira por meio de treinamentos oferecidos pela própria empresa.
Porém ser empregado também tem suas limitações. A ascensão na carreira pode depender de fatores externos, como a economia da empresa e a decisão dos superiores. Outro ponto a se considerar é que a estabilidade do emprego também não é um garantia. Afinal, pode sofrer impactos pela saúde financeira da organização.
Empreender ou ser empregado: qual opção escolher?
A melhor escolha depende do seu perfil, objetivos e situação financeira. Se você valoriza estabilidade e segurança, ser empregado pode ser melhor. Já se gosta de desafios e está disposto a assumir riscos para alcançar os objetivos, empreender é uma alternativa.
Antes de tomar uma decisão entre ser empregado ou empreendedor, pesquise, converse com pessoas que já passaram por essa escolha e, se possível, busque orientação profissional. O mais importante é escolher o que faz mais sentido para você e para sua realidade.
Acesse as diversas vagas disponíveis no Amarelinho
Com certeza aqui no Amarelinho tem a oportunidade que mais combina com você. Acesse as nossas vagas, cadastre o seu currículo e consiga o seu espaço no mercado de trabalho