O governo federal lançou um novo pacote de créditos e o programa Desenrola para MEI (Microempreendedores Individuais). Iniciado em 13 de maio e previsto para continuar até 31 de dezembro de 2024, as iniciativas oferecem condições especiais para renegociação de dívidas do setor financeiro que não foram quitadas até 23 de janeiro de 2024.
Um dos objetivos é promover um ambiente econômico mais favorável para pequenos negócios. No entanto, muitos MEIs têm diversas dúvidas sobre como aproveitar esses benefícios.
Quem pode participar do Desenrola MEI?
A participação no Desenrola para MEI está aberta não só aos MEIs, mas também a microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, desde que tenham dívidas em atraso há mais de 90 dias.
Os descontos variam de 40% a 90%. Porém é importante ressaltar que as taxas de renegociação no Desenrola para MEI são determinadas individualmente por cada banco participante do programa. Portanto, os interessados devem entrar em contato com suas instituições financeiras por meio dos canais oficiais de atendimento. São eles: agências, internet banking ou aplicativo, para obter informações detalhadas sobre as condições oferecidas.
Quais são as orientações gerais?
O Sebrae indica que o planejamento financeiro do negócio, independentemente do porte, é fundamental na tomada de crédito. Outra orientação fundamental é sempre buscar informações nos canais oficiais de atendimento das instituições financeiras. Portanto, os interessados não devem aceitar propostas fora dessas plataformas, muito menos o envio de valores antes da formalização do contrato de renegociação.
Vantagens do Desenrola MEI
Ao optar pela participação no Desenrola, os empreendedores podem aliviar o peso das dívidas pendentes, reduzindo sua carga financeira e restaurando sua capacidade de investir e expandir seus negócios. Além disso, a regularização das obrigações financeiras pode melhorar a reputação de crédito das empresas.
Para mais dicas sobre empreendedorismo, acompanhe O Amarelinho
Com o intuito de auxiliar os empreendedores, O Amarelinho compartilha dicas, cursos e notícias. Além disso, acompanhe nosso blog e redes sociais para não perder nenhuma atualização!