Desempregados podem usar trens e metrô de graça

10 de setembro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Uma das consequências do alto índice de desemprego é a imediata redução de renda. Nesse sentido, muitos trabalhadores não têm sequer o dinheiro para usar o transporte coletivo em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Situação difícil que atinge grande parte dos 14,8 milhões de brasileiros desocupados. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Como conseguir utilizar a CPTM sem custos

 

A boa notícia é que algumas companhias permitem a viagem gratuita de parte desses trabalhadores. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por exemplo, retomou o atendimento presencial para emissão do Bilhete do Desempregado em 17 de agosto.

 

Para requerer o benefício de trens e metrô de graça, é preciso entregar RG, CPF, rescisão do contrato de trabalho e Carteira de Trabalho física ou digital, contendo a baixa no último emprego, no posto da companhia, na Estação Palmeiras-Barra Funda, de segunda a sexta-feira (menos feriados), das 8h às 16h.

 

O fornecimento da credencial parou em março de 2020 e retomado em setembro, por meio do atendimento virtual, para que o atendimento seja rápido. A CPTM solicita que o passageiro verifique previamente se todos os documentos solicitados estão corretos.

 

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento (0800 055 0121), WhatsApp (11) 9 9767-7030 e pelo site da instituição

Informações sobre metrô de graça

O trabalhador também pode viajar de graça no Metrô de São Paulo. Os requisitos para requerer o Bilhete Especial do Desempregado são os mesmos da CPTM. Ou seja, ele é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa há no mínimo um mês e no máximo seis meses e é válido por 90 dias.

Portanto, o trabalhador precisa ir ao posto de atendimento na Estação Marechal Deodoro da Linha 3-Vermelha, de segunda a sexta-feira (menos feriados), das 10h às 14h, com o RG, Carteira Profissional e Termo de Rescisão Contratual, todos originais. Mais informações sobre o benefício estão disponíveis pelo telefone 0800- 7707722.

Autor: Claudinei Nascimento

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias