Salários dos brasileiros poderão ser afetados por nove anos

9 de setembro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O relatório do Banco Mundial “Emprego em Crise: Trajetória para Melhores Empregos na América Latina Pós-Covid-19” mostra que os salários dos brasileiros poderão ser afetados pelo período de 9 anos em razão da atual pandemia do coronavírus.

 

Divulgado no final de julho, o relatório revela ainda os efeitos devastadores da pandemia. Dessa maneira, eles contribuíram para a eliminação de postos de trabalho, aumento da informalidade, defasagem salarial e redução de renda.

 

Para a economista Joana Silva, economista sênior do Banco Mundial e coautora do relatório, essas são algumas das causas da pandemia da Covid-19, uma crise catastrófica que está tendo um custo enorme para os mercados de trabalho da América Latina, incluindo o Brasil. “A recessão causada pela Covid-19 deve eliminar cerca de 4% do emprego formal”, destaca.

Joana Silva | Banco Mundial
Joana Silva | Banco Mundial (Créditos: Shane Romig)

Proteção social

Para mudar esse quadro é preciso, segundo a economista do Banco Mundial,  que o País passe por uma revisão dos instrumentos de proteção social. Ela cita como exemplo a ampliação do acesso ao seguro-desemprego, a fim de preservar a renda do trabalhador formal contra os desafios impostos pelo mercado de trabalho. Atualmente são 14,8 milhões de brasileiros desempregados, de acordo com a PNAD  Contínua, do IBGE, além dos seis milhões de desalentados que desistiram de procurar trabalho.

 

Mas há quem sofra ainda mais com este cenário: os trabalhadores menos qualificados e mais vulneráveis no mercado de trabalho. Portanto, nessa categoria estão os jovens que ainda não ingressaram no mercado e os informais, que não têm resguardados direitos trabalhistas e previdenciários. “É preciso pensar em políticas de apoio à geração de renda e inclusão desses públicos no mercado de trabalho”, diz Joana.

 

Reflexos da redução dos salários nos menos qualificados

O relatório do Banco Mundial mostra também que a redução dos postos de trabalho e salarial atinge os trabalhadores menos qualificados. Para suprir essa lacuna, é preciso oferecer programas de capacitação. Dessa forma, eles se adaptam rapidamente a um mercado em permanente mudança. “Essa renovação da qualificação passa pela formação digital, pelo fortalecimento das habilidades socioemocionais e pelos esforços para atingir um nível superior de educação. O desafio é imenso e o momento de enfrentá-lo é agora”, afirma a economista.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias