Profissão zelador: descubra tudo sobre essa função

5 de março de 2024

Escrito por: Redação O Amarelinho

Essencial para a rotina e bom funcionamento de condomínios, o zelador é uma figura fundamental na área imobiliária. Responsável por resolver problemas do cotidiano e garantir que tudo esteja operando de acordo, ele possui muitas responsabilidades.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), esse é um cargo definido como aqueles que “zelam pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamentos, edifícios comerciais, igrejas e outros. Atendem e controlam a movimentação de pessoas e veículos no estacionamento; recebem objetos, mercadorias, materiais, equipamentos; conduzem o elevador, realizam pequenos reparos”.

Funções e responsabilidades do zelador

Encarregado de lidar com tarefas básicas do dia a dia, como limpeza e pequenos reparos, o zelador possui funções cruciais para a vida de todos os frequentadores do condomínio. Para isso, o zelador é um profissional que precisa estar ativo e sempre em busca de solucionar questões relevantes. Caso contrário, problemas serão evidentes para todos e seu desempenho será questionado.

Sendo assim, podemos considerar que o zelador de condomínios é responsável por organizar a manutenção do edifício. Ele também deve ficar atento para a realização ou contratação de profissionais que efetuem reparos na área comum do prédio. Além disso, o profissional pode assumir funções para controle de entrada e saída de pessoas, receber mercadorias e encomendas na portaria e auxiliar profissionais terceirizados que estejam atuando no local.

Remuneração do zelador

Para aqueles que estão interessados em embarcar nessa profissão, conhecer a remuneração média do zelador pode ser muito importante. No estado de São Paulo ela é de R$ 2.081,00.

Dessa maneira, os profissionais dessa área trabalham cerca de 44 horas semanais. Além disso, os zeladores podem ter os recebimentos impactados de acordo com o porte do empreendimento que está trabalhando e a experiência adquirida anteriormente no mercado de trabalho.

Encontre vagas no Amarelinho

Quer começar o ano com o pé-direito e encontrar as melhores oportunidades disponíveis? Então acesse o site do Amarelinho e veja todas as vagas para começar ou retomar a sua carreira!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar