Participação feminina: Projeto busca inserir mulheres na Tecnologia

4 de março de 2024

Escrito por: Claudinei Nascimento

Participação feminina. Diversidade. Paridade de gênero. Empoderamento feminino. De algum tempo para cá, algumas palavras passaram a transitar de forma mais assídua no mundo corporativo, muito por conta de iniciativas que buscam um ambiente empresarial mais igualitário.  

Nada mais justo se analisarmos a realidade do mercado de trabalho brasileiro. No momento em que se aproxima mais um Dia Internacional da Mulher, os números ainda gritam por mudanças. Elas são responsáveis por 52,7% da força de trabalho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto ainda sofrem discriminação salarial (mesmo possuindo as mesmas competências do homem, tendem a receber um menor salário), além da sub-representação em funções de gestão, mesmo que apresentem as mesmas habilidades e experiências dos colaboradores masculinos.

Participação feminina – Mulheres negras

E há um público que sofre ainda mais com todo este cenário: as mulheres negras. De acordo com o Dieese, enquanto a taxa de desemprego geral ficou em 9,3% no segundo trimestre deste ano, entre as mulheres negras o indicador alcança 13,9%. Da mesma forma, o rendimento médio real mensal é menor entre as mulheres negras (R$ 1.715,00) e maior entre os homens brancos (R$ 3.708,00).

Participação feminina: Mulheres na TI

Inconformada com esses números, Érica Abreu, diretora de serviços de uma multinacional japonesa, idealizou o projeto Tech para Mulheres (TPM), no intuito de dar oportunidades para este público ingressar na área de Tecnologia da Informação, ainda preponderantemente masculina.

Formas de aumentar a participação feminina

Para mudar esse cenário, entretanto, Érica entende a necessidade de haver uma mudança de posicionamento da própria mulher. “Muitas assumem a síndrome da impostora e se sentem incapazes de atuar neste segmento. Precisamos angariar forças e nos unir para enfrentar esse desafio”, diz ela, que se identifica como mulher negra e periférica. 

Érica reforça a importância de um ambiente corporativo diverso. Inclusive, estudo da consultoria McKinsey mostra que as organizações mais diversas têm 35% mais chances de alcançar rendimentos acima da média do setor. Importante ainda, segundo ela, são as iniciativas como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca estimular empresas a promover políticas que resultem em uma maior ocupação de cargos de liderança por parte das mulheres. “Hoje este índice gira em torno de 20% a 25%. O Pacto prevê que alcance 30% até 2025 e 50% até 2030”, diz.

Livro e referências

E o TPM vai virar livro, trazendo um conjunto de informações relevantes, a partir da imersão com várias executivas bem-posicionadas no mercado de trabalho, que servirão como referências para aquelas que querem ingressar no setor de TI. O lançamento está previsto para o dia 11 de maio, mais informações no site

Érica sabe que é essencial buscar referências para estabelecer uma jornada de carreira exitosa. “Quando visualizamos uma característica que se assemelha à nossa, ganhamos força, passamos a sonhar”.

E sua trajetória diz muito sobre isso, desde que iniciou como assistente administrativa, posição conquistada a partir de uma vaga publicada no jornal O Amarelinho. “Nessa empresa, pude automatizar a parte de emissão de NF, colocando os conhecimentos de minha formação de Processamento de Dados em prática”, lembra.

A partir daí, ela foi à procura das competências necessárias para se destacar no competitivo mundo do trabalho. Passou uma temporada no Canadá para aprimorar o inglês, retornou para o Brasil na área de Tecnologia, buscou entender processos de diversas áreas, a visão do cliente, enfim, se preparou para assumir a posição de liderança e inovação que ocupa hoje. “É necessário muita dedicação, luta, foco, consistência e engajamento para sobressair e alcançar lugar de destaque, principalmente para mulheres e negras”, finaliza.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar