O ano está apenas começando e, para quem pretende aproveitar 2024 para se desenvolver, uma boa alternativa é se inscrever para cursos de capacitação gratuita oferecidos por instituições não governamentais. Dessa maneira, o Espaço Iluminar da Associação Paulista de Apoio à Família (APAF), por exemplo, está com inscrições abertas para as seguintes áreas:
Opções de capacitação gratuita
Depilação Básica
O curso contém aulas teóricas e práticas, incluindo a tradicional cera quente e o sistema descartável ou roll-on. Por meio de parceria com uma empresa referência no segmento de produtos depilatórios, a capacitação acontece de 5 a 8 de março.
Assistente de Cabeleireiro Escovista
O curso de Escovista também contempla aulas teóricas e práticas, com temas como a prática de lavatório e as técnicas de escovas e modelagens. A qualificação tem início no dia 11 de março e vai até 6 de maio, às segundas, terças e quartas-feiras, das 12h30 às 16h30.
Maquiagem com Design de Sobrancelhas
No curso de Maquiagem com Design de Sobrancelhas, a aluna aprenderá na prática a conhecer os tipos de peles e os produtos específicos para cada uma delas, além de habilidades e técnicas que envolvem pinças, correção com henna e lápis. As aulas ocorrem de 14 de março a 14 de junho, às quintas e sextas-feiras, das 12h30 às 16h30.
Os cursos na área de Beleza serão realizados na Avenida Brigadeiro Luís Antônio e são para mulheres a partir de 18 anos. Nesse sentido, voltado preferencialmente para moradoras da cidade de São Paulo, desempregadas e com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa. Sendo assim, as inscrições acontecem até 23 de fevereiro. Mais informações pelos telefones (11) 3120-4639 e (11) 3214-0219.
Mais oportunidades de capacitação gratuita
Outra instituição que oferece oportunidades gratuitas de capacitação é o CAMP Pinheiros, que está com inscrições abertas para cursos livres profissionalizantes gratuitos em cinco eixos distintos: Práticas Administrativas, Informática, Cabeleireiro, Confeitaria e Eletricista Predial e Residencial.
As oportunidades são direcionadas para pessoas entre 15 e 59 anos de idade em situação de vulnerabilidade e risco social. Além disso, existe uma lista de espera para os cursos, obedecendo a alguns critérios internos. As cargas horárias dos períodos manhã e tarde são de 440 horas e noturno (330 horas), divididas da seguinte forma para cada curso: Práticas Administrativas (8h às 12h e 13h às 17h); Informática (8h às 12h ou 18h30 às 21h30); Cabeleireiro (8h às 12h); Confeitaria (13h às 17h); e Eletricista Predial e Residencial (8h às 12h ou 18h30 às 21h30).
Nesse sentido, os participantes recebem gratuitamente todo material necessário, incluindo apostilas. Além disso, também é disponibilizado certificado e participação nas aulas do Convívio e Mundo do Trabalho dentro da sua carga horária. Portanto, a atividade propõe expansão do conhecimento e preparo para o mercado atual.
As inscrições acontecem pelo site ou na unidade do CAMP Pinheiros (Rua Galeno de Almeida, 547, Pinheiros). Basta comparecer com documentos como RG, CPF, comprovante de residência, bilhete único e número do NIS