Teoria do menor passo possível: saiba o que é e como aplicar no dia a dia

23 de maio de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

A teoria do menor passo possível pode ser aplicada de diferentes maneiras, mas seu objetivo é melhorar o foco, fazendo com que o indivíduo pare de procrastinar e finalize as tarefas no tempo adequado.

Nesse sentido, a teoria consiste em dar o menor passo possível para realizar o trabalho, sem ter vontade de voltar atrás. Assim, ao focar no primeiro passo, o profissional se sente motivado para continuar com a demanda, finalizando-o com qualidade.

Colocando em prática o menor passo possível

Existem muitas tarefas que são cansativas e longas e, por isso, muitas vezes são deixadas para o último momento. Portanto, a pessoa procrastina porque tem dificuldade para começar a fazer o que precisa ser feito.

De acordo com o pesquisador Piers Steel, existem dois mecanismos vitais no cérebro que influenciam na procrastinação, impedindo que a teoria do menor passo possível seja aplicada logo no início do processo.

Nesse sentido, o sistema límbico opera através da emoção, portanto, segue o comando de uma pessoa que possui algum desejo. Já o segundo mecanismo é causado pelo córtex pré-frontal, utilizado para pensar no futuro. O problema é que essa região se cansa rápido demais.

Portanto, para acabar com o adiamento, é necessário aplicar a teoria do menor passo possível. Ou seja, o profissional deve focar na primeira necessidade da tarefa para depois pensar e iniciar as demais. É importante que, após o término de cada fase, o funcionário faça uma pequena pausa para se distrair um pouco e retomar o fôlego.

Acompanhe as dicas do Amarelinho

O Amarelinho é muito mais do que um site de empregos, ou seja, o veículo compartilha dicas para os funcionários brasileiros aplicarem no dia a dia e obterem resultados positivos para o crescimento pessoal e profissional. Dessa maneira, acompanhe o nosso blog e redes sociais e não perca nenhum conteúdo.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar