Conheça direitos das mulheres presentes na CLT

10 de abril de 2024

Escrito por: Redação O Amarelinho

Essencial para a criação de um ambiente de trabalho mais justo, os direitos das mulheres assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) podem fazer uma diferença muito grande para quem deseja um mundo igualitário, além de impactar no dia a dia laboral. Dessa maneira, conhecer todos eles é importante para se planejar e se adaptar melhor para movimentos, visando ao futuro da carreira. Portanto, fique de olho em tudo que separamos sobre o tema e garanta o melhor para a sua jornada profissional.

Aprimorados e modificados ao longo dos anos, os direitos das mulheres na CLT sofreram adaptações com o passar do tempo. Não é para menos, pois, em uma sociedade que cada vez mais busca situações de igualdade para homens e mulheres, elas ganharam bastante voz.

Principais direitos das mulheres

Licença-maternidade

Tema que já foi tratado como polêmica, a licença-maternidade é, certamente, um dos principais direitos da Consolidação das Leis de Trabalho, voltados para as mulheres. Parte do ciclo natural de muitas profissionais que sonham em viver a experiência de ser mãe, esse direito garante que elas realizem os exames do período pré-natal, parto e pós-parto, sem que precisem dividir atenções com o trabalho. Além disso, segundo a CLT, as mães poderão ficar até 120 dias afastadas de suas funções, sem prejuízo ao salário a que fazem jus. 

Igualdade de oportunidades e equiparação de salários

Outro assunto muito discutido em um passado não tão distante são as diferenças entre oportunidades e salários quando a questão envolve homens e mulheres. Dessa maneira, para evitar discriminação de gênero e garantir que todos sejam vistos da mesma forma no ambiente de trabalho, a CLT aborda explicitamente que é proibido a diferença de chances durante promoções e processos seletivos. Dessa forma, homens e mulheres devem receber remunerações iguais quando atuam no mesmo cargo e na mesma empresa.

Proteção contra assédio moral e sexual

Com o objetivo de criar um ambiente harmônico e proteger profissionais durante o dia a dia de trabalho, a proteção contra o assédio moral e sexual é um mecanismo bastante utilizado em relação às mulheres. Nesse sentido, a CLT prevê que os infratores sejam responsabilizados por qualquer atitude que seja vista como proveito do cargo em que está inserido e de uma eventual força que configure o assédio.

Veja mais sobre os direitos das mulheres e a CLT

Quer conhecer mais sobre conceitos importantes da CLT e se preparar para o mercado? Então acesse o Blog do Amarelinho e confira tudo sobre o assunto. Assim você estará preparado para enfrentar os desafios do dia a dia de trabalho!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar