Jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio podem receber a certificação por meio do Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja). Os participantes que obtiverem o certificado do ensino médio estarão aptos, por exemplo, a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Cursos preparam para o exame
Com o intuito de auxiliar gratuitamente os participantes a tirarem o diploma, é possível se inscrever, por exemplo, no Seja, curso online. Ele prepara gratuitamente as pessoas para que tenham um bom desempenho no exame. Este ano, a prova acontece no dia 27 de agosto
O primeiro passo é acessar o site da Fundação Roberto Marinho. Em seguida, é necessário conectar uma conta do Gmail para acessar ao Google Sala de Aula – Google Classroom e iniciar os estudos.
Dessa forma, cada turma tem um código único, que identifica o nível de ensino. Portanto, não é necessário cadastro, comprovação ou qualquer tipo de documento para aprender os conteúdos, que envolvem matemática e suas tecnologias, ciência da natureza e linguagens.
As aulas do Seja se estenderão até o dia 25 de agosto, reunindo atividades intensivas, acompanhamentos dos professores, materiais, exercícios e um espaço para tirar dúvidas. Semanalmente, os alunos têm encontro de uma hora com os educadores.
Modalidade presencial
Outra alternativa para se preparar gratuitamente para o Encceja é oferecida pela Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), em Parada de Taipas, com a professora Laine Daniel.
A instituição dispõe de professores voluntários em aulas sobre conhecimentos gerais (1 de julho e 26 de agosto), Matemática (dias 8 e 15 de julho), Geografia (22 de julho), Técnicas em Redação (5 de agosto) e Português/Gramática (19 de agosto).
As aulas ocorrerão aos sábados e são oferecidas 100 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online.
Saiba mais sobre o Encceja
A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação.
Dessa maneira, o objetivo da prova é fornecer o diploma para pessoas que estão acima da idade regular para os níveis da educação básica.
O Encceja aceita inscrições de todos os candidatos que vivem no Brasil e no exterior. Nesse sentido, as provas são aplicadas em único dia, no período da manhã e da tarde. Sendo quatro avaliações, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação dissertativo-argumentativa.