A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) está com inscrições abertas para o curso de Auxiliar de Prevenção de Perdas. Online e gratuito, ele ocorre por meio do Portal Cate. Aqueles que terminarem o curso terão direito a certificado. A duração total do curso é de sete horas, com acesso, inclusive, pelo celular do aluno, contando com suporte de libras e autodescrição. Para se inscrever, acesse o site do Cate.
“O ensino à distância se consolidou durante a pandemia e a Prefeitura tem buscado ampliar o conteúdo, auxiliando na capacitação dos trabalhadores. Por meio do Portal Cate, a população tem acesso facilitado à informações sobre o mercado de trabalho e qualificação profissional, além de acompanhar as tendências, ”, aponta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
Detalhes do curso
Contudo, no conteúdo do curso estão previstos módulos como o que é a prevenção de perdas, como ser um auxiliar nesta área, entre outros. Nesse sentido, durante as aulas serão abordadas as noções básicas da atividade, os fluxos de entrada e saída e a ascensão contínua dessa área. Além disso, também fazem parte da grade os caminhos para a busca de oportunidades de recolocação profissional em cargos como auxiliar, assistente, fiscal e supervisor.
“A atividade passou por grande evolução. Antes, era ligada à área da segurança das empresas e, nos últimos anos, foi para o setor de gestão. Essa mudança trouxe maior qualidade para o varejo, principalmente, e com isso abriram oportunidades no mercado de trabalho”, explica o especialista em varejo, Ricardo Pastore, responsável pelo desenvolvimento das aulas,
Sobre o trabalho como Auxiliar de Prevenção de Perdas
Com destaque no setor de varejo, o trabalhador da área de prevenção de perdas busca evitar prejuízos para empresas, lojas ou área de distribuição que envolvem furtos, danos, recebimentos de mercadoria de forma errônea, problemas de conferência de materiais, entre outros. Nesse sentido, o trabalhador atuará na origem da prevenção de perdas, ainda na observação do estoque da empresa, utilizando ferramentas tecnológicas de controle e produzirá relatórios, entre outras atividades.
“Um aspecto não menos importante para este profissional é a relação com o consumidor. Em algumas situações podem haver furtos que irão influenciar nas rotinas. Isso envolve trabalho conjunto com a segurança da empresa, mas não pode envolver constrangimentos. Essa atividade tem tido relevância também nesse aspecto, pois passa pelas relações humanas, o que exige maior sensibilidade de quem trabalha nesse ramo para garantias de direitos e da imagem da empresa”, finalizou Pastore.