Aeronáutica anuncia concurso com 314 vagas para sargentos

31 de agosto de 2021

Adicione o texto do seu título aqui

Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:
Nome da instituição:

A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas, até 1 de setembro. São 314 vagas disponíveis para a segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. As inscrições devem ser feitas no site da Divisão de Admissão e Seleção da EEAR. No entanto, os candidatos devem ter o ensino médio completo e idade entre 17 e 24 anos até 31 de dezembro de 2022.

Aeronáutica anuncia concurso com 314 vagas para sargentos

O processo para os sargentos

As oportunidades estão distribuídas pelas seguintes áreas: Controle de Tráfego Aéreo (128), Comunicações (22), Fotointeligência (9), Eletricidade e Instrumentos (20), Estrutura e Pintura (12), Meteorologia (16), Suprimento (23), Informações Aeronáuticas (14), Bombeiro (14), Cartografia (6), Desenho (4), Eletromecânica (12), Metalurgia (4) e Guarda e Segurança (30). Para esta última, podem concorrer só pessoas do sexo masculino. A taxa de inscrição custa R$ 70,00, mas o candidato pode pedir isenção, caso esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. Desde que, seja membro de família de baixa renda ou doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

O processo seletivo abrange provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, previstas para 14 de novembro. Os classificados ainda passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico.

 

Os aprovados em todas as etapas participarão de um curso de formação de sargentos, na Escola de Especialistas de Aeronáutica, a partir de junho do próximo ano. Após a conclusão, serão graduados como terceiro sargento, com salário de R$ 3.825,00.

Análise e dicas do especialista

Segundo Francelino José da Silva Neto, especialista em concursos públicos, é bom analisar as provas anteriores para o mesmo cargo, que estão disponíveis no site da própria corporação. “Dessa forma, o candidato pode observar os assuntos mais valorizados dentro de cada disciplina”, diz.

 

Contudo, é no edital que estão descritas também todas as fases do processo seletivo, como o teste de avaliação física. “Ou seja, além de estudar para a prova teórica, a parte física também importa, pois esta é uma das etapas em que os candidatos mais reprovam”.

 

Além disso, outra recomendação é para que o candidato faça um estudo interdisciplinar das matérias exatas, ou seja, estude simultaneamente Matemática e Física. “Muitos conceitos dessas disciplinas estão atrelados”, justifica.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar