O mercado de trabalho é certamente um ambiente bastante competitivo e que está passando por constantes mudanças. Tal qual os costumes da nossa sociedade, ele sofre impacto direto de novas tecnologias e possui diferentes tipos de profissionais com os mais variados perfis. Dessa maneira, uma leva que está chegando para somar e oferecer inúmeras inovações são os jovens da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010.
Maiores obstáculos para a geração Z
À primeira vista, você pode pensar que seja fácil para a geração Z se adaptar a esse ecossistema e conquistar o emprego dos sonhos. Afinal, estamos falando de profissionais que cresceram no mundo da tecnologia e dominam ferramentas de todos os tipos. No entanto, você sabia que existem diversas condições do sistema atual de trabalho que afetam esses profissionais e lhes impõe grandes desafios?
Home office e falta de convívio social
Ainda é difícil deixar de lado os impactos causados pela pandemia de 2020. Não é para menos. Com o isolamento social e inúmeras medidas de saúde e segurança, muitas empresas optaram pelo regime de home office e o mantém até hoje. Contudo, ao longo desse período, vários profissionais da geração Z ingressaram no mercado de trabalho e sequer haviam tido contato com a vida em escritórios.
Nesse sentido, hoje é comum observar relatos como falta de engajamento e tédio causado por uma rotina de trabalho, realizada no mesmo ambiente em que são desenvolvidas outras atividades do cotidiano.
Além disso, outro fator que desafia os integrantes da geração Z está relacionado ao desempenho. Querida por recrutadores e empresas, a produtividade é mais uma habilidade colocada à prova. Com diversas distrações, que simplesmente não existem em um ambiente próprio para trabalho, os jovens que estão começando a carreira precisam ficar atentos para escapar de ciladas.
Choque de gerações e hábitos
Ainda que os novos profissionais dominem vários tipos de ferramentas e saibam lidar com adversidades, a rotina de trabalho pode ser complicada. De fato, muitos colaboradores que atuam em cargos de comando possuem uma visão de mundo diferente e não compartilham dos mesmos ideais que a geração Z.
Dicas para a geração Z
Sabendo lidar com esses muitos desafios ao longo da jornada, certo é que os integrantes da geração Z possuem um grande futuro e podem conquistar tudo que almejam profissionalmente. Para isso, a capacitação e soft skills serão essenciais e pavimentarão o caminho para o sucesso.
Navegue pelo site do Amarelinho
Em busca de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho? Então, passeie à vontade pelo site do Amarelinho e confira todas as vagas disponíveis. E, claro, visite o nosso blog para estar por dentro de novidades e tendências importantes do mundo corporativo.