A avaliação de desempenho é um método utilizado pelo RH, que tem o objetivo de mensurar a performance dos colaboradores ou de alguma área específica da empresa. Ela pode ser usada frequentemente, seguindo as necessidades da organização.
A metodologia é usada por muitas empresas para entender se o colaborador está desempenhando satisfatoriamente. Dessa maneira, a partir das habilidades técnicas e comportamentais, o RH consegue criar um plano estratégico de acordo com a necessidade do funcionário ou time.
Além disso, o método auxilia os gerentes, diretores e donos a tomarem decisões estratégicas e econômicas.
Qual é a importância da avaliação de desempenho?
Conhecimento
Um dos principais benefícios é o conhecimento, já que impactará no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Além disso, a análise também contribui para o autoconhecimento.
Transparência
Durante a avaliação, a empresa é transparente com os colaboradores, ou seja, é possível verificar todas as etapas. Além disso, no final, é feito o feedback, por meio da avaliação do desempenho.
Auxilia no desenvolvimento
Após análise da avaliação de desempenho, o empregador e empregado iniciam o processo de desenvolvimento para que alguns pontos melhorem, com o objetivo de obter resultados positivos.
Prevê crise
Com o desenvolvimento, é possível analisar as possíveis crises que a empresa pode ter no decorrer do ano.
Quais são os tipos de avaliação de desempenho?
Autoavaliação
Como o nome já diz, o funcionário precisa responder um questionário, que é fornecido pela própria empresa, sobre o seu desempenho. Em seguida, o coordenador se reúne com o colega para analisar as questões.
Avaliação direta ou 90º
Para colocá-la em prática, o departamento de Recursos Humanos define quais serão as competências avaliadas.
Avaliação conjunta ou 180º
A avaliação de desempenho é entre o gestor e o colaborador. Dessa maneira, cada colaborador recebe um questionário para preencher individualmente. Depois, os dois discutem sobre o documento.
Avaliação 360º
Todos os colaboradores participam e avaliam a empresa, as demandas, os benefícios e os colegas de trabalho para que o RH trabalhe em ações de desenvolvimento e melhoria. Em muitos casos, a avaliação 360º é feita com cursos ou imersões.
O que fazer após a avaliação de desempenho?
Após conhecimento da análise, o profissional deve trabalhar os pontos fortes e fracos para continuar alcançando os resultados esperados.
Conte com o Amarelinho para ajudar você
Semanalmente, o Amarelinho compartilha no blog e nas redes sociais dicas para que os profissionais continuem crescendo pessoal e profissionalmente. Portanto, acompanhe-nos e alcance o sucesso!