Dicas para montar um currículo campeão e conquistar o seu primeiro emprego

3 de fevereiro de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Confira algumas orientações de especialista em recrutamento para fazer um bom currículo e aumentar as suas chances de ser chamado para participar de processos seletivos.

 

Uma série de fatores pode concretizar o desejo de conquistar o primeiro emprego, mas tudo passa, de início, por entregar um bom currículo, principalmente para quem ainda não teve a oportunidade de exercer a primeira experiência no mundo do trabalho. É este documento que vai dizer ao recrutador se você está ou não apto a participar de uma seleção. 

Por isso, é essencial dar ao currículo a importância que ele merece. Para te ajudar com essa tarefa, a gerente de recrutamento da Robert Half, Maria Eduarda Silveira, dá dicas para você elaborar um currículo de destaque e aumentar as suas chances de conquistar uma oportunidade e
entrar, definitivamente, no mercado.   

Parece óbvio, mas o currículo deve começar com os dados pessoais e aí não podem faltar nome, data de nascimento, endereço e formas de contato, como telefone e e-mail, com o cuidado de não digitar errado número ou letra, ou se esquecer de colocar o DDD, o que pode impedir o recrutador de chegar até o candidato. 

A partir daí, é preciso definir bem o objetivo profissional (cargo em que quer atuar) e separar o currículo em tópicos para facilitar a leitura por parte do recrutador, destacando os pontos mais importantes. 

Maria Eduarda Silveira, gerente de recrutamento da Robert Half

Para quem busca o primeiro emprego e não tem experiência profissional, é necessário incluir outras competências importantes, como a participação em algum projeto voluntário ou trabalhos acadêmicos, quais foram os problemas enfrentados e os resultados alcançados. “O ideal é falar sobre coisas que mostram que você está atualizado e interessado, independentemente de ter tido ou não uma experiência profissional efetiva”, afirma. 

A especialista também acha importante destacar o nível de conhecimento de um idioma, bem como sua disponibilidade para deslocamento ou mudança de cidade, estado ou país, pois são informações que ajudam os recrutadores a direcionar melhor as vagas de seu interesse.  

 

 

Sem mentiras  

E, por fim, é importante ser sincero nos dados registrados no documento, uma vez que estudo da Robert Half mostra que 33% dos recrutadores admitem excluir um candidato na primeira fase da seleção por notar mentiras no currículo. “Quando você é um profissional júnior já é esperado que esteja no começo da carreira. Então, o recrutador está mais preocupado em ver o seu interesse e o seu engajamento para dar essa primeira oportunidade. O ponto principal é não mentir no currículo e só falar de coisas que você realmente tenha feito”, finaliza Maria Eduarda.  

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar