Quais são as suas amarras? O que te aprisiona e te impede de crescer?

19 de agosto de 2019

Escrito por: Claudia Taulois

Ahhh a vergonha… Quantas coisas perdemos em função desse sentimento? Parece ser impossível que haja alguém imune a ela. É certamente uma ferramenta de controle em todos os âmbitos. De qualquer forma existem as vergonhas reais e aquelas que criamos na nossa cabeça e que no final servem apenas para nos sabotar. 

Porém, enfrentar os medos é essencial. E eles são muitos, bem como todos os familiares da vergonha, como o julgamento, que é irmão mais velho da vergonha porque é ele que te faz recuar. Somos críticos por natureza e se esperarmos para estar no máximo de nossa performance e sabedoria em tudo que fizermos, não faremos nada. 

Nunca estaremos prontos! O mundo muda em uma velocidade muito maior e, de certa forma, estaremos sempre correndo atrás. Portanto, faça mesmo com medo. Mesmo com vergonha, mesmo sem estar 100%. 

Ótimo, temos dois sabotadores identificados. Mas a vida pede mais e é bom que seja assim! 

Empreender, por exemplo, não é nada simples e o início é especialmente desafiador. Não temos conhecimento suficiente, assim com experiência e capital entre outras coisas. Portanto, ter vergonha não pode existir em nosso vocabulário, pois todos os dias teremos de fazer propaganda de nós mesmos. Teremos de pedir a familiares, amigos, conhecidos e nem tão conhecidos assim por uma força para divulgar nosso produto ou serviço, compartilhar nossos posts e assim por diante. 

Com isso, e além de tudo, viramos os chatos da vez também! Sabemos disso. Mas não tem jeito. Quando esse sentimento tentar te demover de alguma ação, lembre-se que as grandes empresas fazem inúmeros comerciais nos quais exaltam seus produtos, sem a menor vergonha. E ninguém começa grande. Se eles chegaram lá foi porque deixaram a vergonha, o orgulho, o julgamento e tudo mais de lado. 

O mesmo acontece com quem procura emprego. A pessoa precisa estar aberta para pedir muitas coisas e quem não puder entender isso, não tem a menor ideia do que é ser humano no sentido amplo da palavra.

Não deixe que seu medo impeça o seu sucesso

Muitas pessoas na minha rede me escrevem dizendo não ter coragem de expor o que sentem, o que estão passando. E isso é ainda pior do que não ter um emprego porque, ao se isolarem, ficam depressivas, diminuem as possibilidades e aumentam os problemas. 

Outra coisa a se aprender que pode ser determinante na vida de todos nós: pedir! Talvez seja uma das coisas mais difíceis. As pessoas preferem sofrer sozinhas a pedir ajuda para algo. 

Pedir colo. Pedir dinheiro. Pedir paciência. Pedir emprego. Pedir indicação. Pedir AJUDA! Por que é tão difícil? É o orgulho…esse indigesto sentimento… 

Em relação ao capital, quando se inicia um negócio, possivelmente haja menos recursos que o necessário para manter os projetos girando da forma necessária até se atingir o ponto de equilíbrio. Portanto, se necessário: peça ajuda financeira. 

Existem muitas opções disponíveis hoje. Não deixe que o orgulho seja maior. Lembre-se que o “não”, você já tem. O resto é com você. No final é sempre nossa a decisão. 

Esteja aberto a buscar opções e a se reinventar o tempo todo para fazer com que as coisas aconteçam. Não é algo fácil. É uma mudança de postura que requer tempo para adquirirmos, mas é algo factível e que só depende da gente. Temos de mudar a maneira de encarar a vida e fazer os ajustes necessários para que as oportunidades apareçam. Essa simples decisão, tomada com determinação e mais crença, nos dá outra disposição para seguir firme e buscar nossos objetivos. 

Nossa vulnerabilidade é justamente o que deve nos dar a coragem para buscar caminhos. Ame-se mais. Cuide do seu equilíbrio físico, emocional e espiritual. Uma pessoa que se ama tem uma autoestima boa e está mais preparada para enfrentar os momentos difíceis. 

A maré que navegamos é feita de ventos que mudam a todo momento e aquele que se pensar imune às mudanças das correntezas pode se surpreender lá na frente. O melhor então é que aprendamos a navegar juntos, cada um no seu papel, seja ele qual for. Só precisamos chegar ao porto com saúde e segurança. 

E de prato principal vai ter que ter muita empatia, solidariedade, compaixão, paciência, resiliência e maturidade para enfrentar o que vier pela frente. 

Caso você possa hoje fazer algo por alguém, faça! Tenha orgulho e empatia quando e se um amigo ou conhecido pedir algo. 

Cuide de seus interesses e de seu desenvolvimento. Obstáculos fazem parte e não há problema em tropeçar. Não perca mais nada em sua vida por vergonha, orgulho ou medo do julgamento. 

É libertador!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar