Tema delicado e muito importante para grande parcela dos trabalhadores, a discriminação no trabalho é um assunto recorrente e pode fazer toda a diferença no ambiente corporativo. Nesse sentido, falar sobre esse tema pode ser a melhor forma de combater seus malefícios e garantir a harmonia ao longo do expediente. Portanto, aprenda formas de lidar e resolver situações que envolvam o assunto.
Tipos de discriminação no trabalho
A discriminação no trabalho pode acontecer de várias formas. Na maioria dos casos, acontece quando profissionais são tratados de forma diferente por conta de fatores que vão além do âmbito profissional. Muitas vezes, é possível observar quando colaboradores são deixados de lado e escanteados por conta do seu gênero, credo, etnia ou orientação sexual.
Como lidar com a discriminação no trabalho?
Bastante presente em nossa sociedade, a discriminação no trabalho pode passar desapercebida em diversos momentos, tanto por aqueles que sofrem ou por quem a pratica. Sendo assim, atuar de forma a combater esse comportamento é um grande passo para solucionar a questão e alcançar um ambiente de trabalho saudável.
Contudo, atitudes como essa devem ser tomadas com muito cuidado e cautela para evitar intrigas maiores ou indisposições. Nesse sentido, o primeiro passo para resolver casos de discriminação no trabalho é o diálogo. Portanto é importante que o trabalhador procure conversar sobre aquilo que lhe deixa desconfortável e se acertar diretamente com o colega de trabalho ou responsável pela ação discriminatória.
Caso essa atitude não resolva a situação, a próxima etapa envolve um contato com os superiores, de forma a solucionar o problema. A partir disso, é necessário esperar uma resposta da empresa para colocar um ponto final no caso. Lembrando-se de que a CLT estabelece artigos que protegem o trabalhador de casos de discriminação e possui artigos que vedam tais atos.
Precisa de um novo emprego?
Então acesse o site do Amarelinho e confira todas as oportunidades disponíveis! São diversas vagas incríveis esperando por você. Para acessá-las, basta cadastrar seu currículo e entrar em contato com as empresas.