Os desafios do profissional liberal

14 de julho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

O número de profissionais liberais continua crescendo no país. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no trimestre terminado em abril de 2022, eram 12,5 milhões as pessoas empregadas sem carteira assinada, exercendo a sua jornada por conta própria.  

Por mais que o número seja alto, o profissional liberal passa por muitos desafios, inclusive em relação ao seu faturamento, haja vista que ele precisa trabalhar arduamente e buscar clientes com frequência para não ficar sem rendimentos financeiros.

O que é um profissional liberal?

Para exercer sua atividade, o profissional liberal deve possuir nível universitário ou técnico. As atividades são diversas e estão previstas na própria legislação, assim como os requisitos para o seu desenvolvimento.

Dessa maneira, elas são regulamentadas e fiscalizadas por entidades de classes e conselhos. Assim, nenhuma profissão é exercida sem estar devidamente em ordem.

Os profissionais que estão presentes na categoria de liberais são trabalhadores de áreas como a Saúde, Comunicação, Administração, Engenharia, Advocacia, Cultura, entre outras.

3 principais desafios dos profissionais

Gestão do tempo

O profissional liberal não tem um horário fixo para trabalhar, no entanto, por conta das demandas do dia a dia, o trabalhador pode ter dificuldades para organizar o seu tempo. Por isso, é ideal que se desenvolva um plano de organização das tarefas exercidas.

Conquistar novos clientes

Apresentar e vender o seu trabalho é difícil para qualquer empresa. No caso do profissional liberal, a dificuldade aumenta, já que, muitas vezes, ele não possui uma estrutura de grande porte e nem reconhecimento no mercado.

Gerenciar as finanças

A renda é garantida pelos trabalhos realizados e, por isso, é ideal que o trabalhador tenha clientes e organização no fluxo de caixa. Dessa maneira, é possível compreender os gastos do dia a dia. Por fim, não é indicado misturar contas pessoais com profissionais, pois essa situação pode impactar negativamente nos negócios.

Veja outras dicas no Amarelinho

Semanalmente, o Amarelinho compartilha no blog e nas redes sociais dicas para que o trabalhador brasileiro cresça pessoal e profissionalmente. Portanto, acompanhe-nos! 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar