Conciliar maternidade e estudos pode, sim, ser um desafio. Mas o fato de ser mãe não deve impedir você de seguir com os seus sonhos e fazer faculdade. Com um pouquinho de esforço e as dicas que o Amarelinho traz, vamos te mostrar – e quem sabe até te motivar – que é possível seguir com os estudos.
Dicas para mamães que querem fazer faculdade
Fazer faculdade, por si só, já é algo que demanda bastante dedicação e tempo. Isso exige leituras, trabalhos em grupo, estudos para a prova, apresentação de seminários etc. Com a maternidade, que também requer bastante entrega, o desafio é duplo, mas não impossível.
Quando os filhos já estão crescidinhos, esta jornada dupla fica um pouco mais fácil. Mas quando se é mãe de filho pequeno, para continuar os estudos, é preciso fazer algumas adaptações. Se você é mãe, confira dicas que podem ajudá-la a fazer uma faculdade.
Busque uma rede de apoio
Para conciliar faculdade e maternidade, toda ajuda é bem-vinda. Se o pai da criança for presente na criação, isso já se torna um alívio, pois é possível chegar num consenso de horários e divisão de tarefas. Caso isso não ocorra, busque ajuda de parentes como os avós, tios/tias da criança ou até mesmo de amigos próximos para ficar com o filho em momentos nos quais tiver que se ausentar para os estudos.
Dependendo da situação financeira, é viável pagar uma babá de confiança quando não tiver ninguém para recorrer ou analisar um berçário. Todavia, as creches também são uma alternativa para muitas mamães.
Monte um plano de estudos
A organização é palavra de lei para mães que querem fazer faculdade. Uma dica que faz toda a diferença é elaborar um plano de estudos. Avalie o cronograma da faculdade em relação às datas de provas, apresentações e trabalhos, para se programar com antecedência e evitar conflitos com as datas que precisa levar a criança ao pediatra, por exemplo.
Na rotina do dia a dia, aproveite cada intervalo para os estudos. Um bom momento para isso é a hora da soneca dos pequenos – e quando estiverem na creche/escola, se for o caso. Encaixe os seus horários de estudo de acordo com os da criança. Se ela visita a casa dos avós uma vez na semana, por exemplo, por que não tirar este dia exclusivamente para estudar?
Estudar a distância
Cuidar dos filhos e acompanhar seu crescimento de perto é o desejo de toda mãe. Assim sendo, faculdades com sistema EaD ou semipresencial podem se tornar boas alternativas. Deste modo, você não precisará deixar o filho aos cuidados de terceiros para ir assistir às aulas presencialmente.
Além disso, o ensino a distância proporciona maior flexibilidade, para que você possa elaborar seu plano de estudos, como abordamos acima, com maior liberdade. A tecnologia abriu o caminho para muitos que não possuem tempo de seguir os horários pré-estabelecidos de uma faculdade convencional poderem estudar. Além disso, a pandemia reforçou ainda mais essa tendência.
Deslanche sua carreira com o Amarelinho
Viu que é possível ser mãe e fazer faculdade? Para mais dicas que visam ao seu crescimento profissional, acompanhe o Amarelinho pelo blog e nas redes sociais.