Feedback negativo: 5 coisas para refletir

21 de dezembro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Em um ambiente corporativo é muito comum que gestores deem feedback negativo ou positivo para seus colaboradores. Além disso, é uma forma de avaliar ações e resultados com retorno sobre o seu desempenho.

 

Assim, o intuito é fazer com que cada pessoa possa se desenvolver dentro da empresa, trabalhando em suas dificuldades e fortalecendo suas habilidades.

 

Porém, como reagir ao receber um feedback negativo? Leia o texto de hoje! 

 

5 coisas para refletir ao receber feedback negativo

1 – Ouça com atenção

 

Por mais que você discorde e queira argumentar, ouça com atenção o que seu gestor tem a dizer. Ou seja, esse é o momento em que a empresa está explicando o que pensa sobre a sua contribuição. 

 

Se achar conveniente, anote tudo que está sendo dito e busque formas de melhorar ainda mais a sua atuação.

 

2 – Encare como crítica construtiva 

 

Receba feedback negativo como crítica construtiva, capaz de te fazer crescer e evoluir profissionalmente. 

 

Afinal, o papel do gestor é acompanhar seu desenvolvimento dentro da empresa, transformando-o em uma experiência positiva. 

 

3 – Não se desculpe demais

 

Ok, você errou. Mas isso não significa que precisa ficar se desculpando o tempo todo por um erro cometido. 

 

Se a conversa foi baseada em um erro, engano ou comportamento específico, peça desculpas uma vez e pronto. Dessa forma, seu pedido de desculpas deve ser sincero, mostrando que você compreende o problema e deseja melhorar. 

 

4 – Não haja com impulsividade

 

Embora seja tentador reagir imediatamente a um feedback negativo, suas emoções estão no auge do calor do momento. Então, respire fundo e esfrie a cabeça antes de responder. 

 

Às vezes, a pessoa abre espaço para que o assunto seja discutido, mas o melhor a fazer é agradecer pelas considerações e reservar um tempo para absorver tudo o que foi mencionado. 

 

5 – Trabalhe para evoluir

 

Logo após a reflexão, é hora de fazer as mudanças necessárias! Pense que está passando por uma etapa importante na sua vida profissional. 

 

Por fim, comece por pequenas mudanças no seu dia a dia. Por exemplo: se seu gestor comentou que você está pouco participativo nas reuniões, traga sugestões, fale sobre as suas impressões sobre determinados assuntos e mostre que absorveu a crítica. 

 

Não leve o feedback negativo para o lado pessoal 

 

Portanto, entenda que você está no ambiente de trabalho. Ninguém está o criticando como pessoa, mas sim mostrando que ainda precisa melhorar a execução de suas funções dentro da empresa. 

 

Enfim, aguente a pressão e mantenha uma postura equilibrada diante do que é exposto. 

 

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Boa sorte! 

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