O profissional experiente é essencial para o mercado de trabalho. Por isso mesmo, há um movimento que recomenda às empresas investirem no estagiário sênior. Com a sua expertise, ele tende a realizar um ótimo trabalho, auxiliando nos processos da empresa.
O estagiário sênior é o profissional que tem mais de 60 anos e pode assumir funções mais altas, já que, via de regra, possui muitos anos de experiência profissional e um ótimo currículo.
O estagiário sênior
Proativo e comunicativo, o estagiário sênior pode trabalhar em qualquer área do mercado de trabalho. Desse modo, ele consegue auxiliar os colaboradores mais novos durante as tarefas.
A vaga geralmente é voltada para a recolocação dos trabalhadores que, infelizmente, são considerados velhos e inadequados para exercer as funções diárias. O etarismo, também conhecido como ageismo, é uma forma de discriminação devido à idade de uma pessoa.
Vantagens para o mercado de trabalho
Responsabilidade social
Empresas que assumem a responsabilidade de contratar um estagiário sênior cumpre a legislação e políticas de cotas, além de promoverem a inclusão de minorias.
Comprometimento com bons profissionais
A idade não é um empecilho no momento da contratação, isto é, o que chama atenção dos recrutadores são as habilidades e a trajetória profissional.
Novas experiências
Os colaboradores também ganham com a chegada do estagiário sênior. Nesse sentido, os ensinamentos passam para as outras gerações.
Direitos do estagiário sênior
- Contratação com carteira assinada
- Bolsa-auxílio e vale-transporte
- Férias de 30 dias
- Jornada de trabalho de até 30 horas semanais
Profissionais seguem na ativa
Após muitos anos de trabalho, muitos profissionais não querem se aposentar. Ou, quando isso acontece, alguns trabalhadores buscam uma recolocação no mercado de trabalho para obter uma renda extra.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os profissionais experientes eram o menor grupo de participação no mercado. Entretanto, nos últimos anos, a realidade mudou.
Em 2012, a porcentagem era de 5,9%, mas em 2018, o índice aumentou para 7,2%, o que representa 7,5 milhões de profissionais maduros atuando no mercado de trabalho. Já em 2021, o número era de 14,7%.
O Amarelinho ajuda você a encontrar uma nova oportunidade
Atualizado diariamente, o Amarelinho, maior site de vagas de emprego, possui trabalhos para todas as idades. Afinal, nosso papel é fazer com que a conexão entre empregado e recrutador seja ágil e bem-sucedida. Portanto, cadastre o seu currículo e retorne para o mercado de trabalho.