Quantas vezes você verifica o celular por dia? Fica ansioso quando está desconectado? Sua produtividade é afetada pelo uso excessivo dele? Cuidado, pois você pode sofrer de nomofobia, um transtorno psicológico causado pelo pavor de ficar sem o aparelho.
O termo foi criado pela YouGov, instituição de pesquisa sediada no Reino Unido. Em 2008, ela realizou um estudo com usuários de celulares, em que 53% das pessoas se sentiam ansiosas quando não podiam usar os celulares e mais da metade nunca desligou o aparelho.
O que é nomofobia?
Nomofobia é o termo para descrever o medo de ficar sem o dispositivo móvel e sem as funções que o aparelho possui, como redes sociais, contato e facilidades para tirar dúvidas ou realizar uma nova pesquisa.
Reconhecida como um transtorno, a nomofobia está em ascensão entre os jovens. No entanto, segundo pesquisa da YouGov, 58% dos homens e 47% das mulheres sofrem com ela. Além disso, 55% dos entrevistados citaram manter contato com amigos ou familiares como a principal razão pela qual ficam ansiosos quando não podem usar os seus telefones.
Os sintomas da nomofobia
- Incapacidade de desligar o telefone
- Verificar constantemente as notificações
- Carregar várias vezes a bateria do celular
- Checar as redes sociais diversas vezes durante o dia
- Ficar irritado ao estar em locais que não possuem conexão e/ou sinal
- Não se socializar em locais públicos
De acordo com o estudo da SecurEnvov, jovens adultos – com idade entre 18 e 24 anos – não conseguem ficar separados por mais de alguns minutos dos celulares. Já no Brasil, os mais jovens – entre 13 e 25 anos – são os mais propensos a desenvolver o transtorno.
Os danos causados pelo transtorno
Ansiedade
A ansiedade aumenta quando os usuários esperam uma nova notificação ou uma resposta sobre determinado assunto. Em suma, a distância do aparelho já causa ansiedade.
Insônia
É aquela história: “vou checar apenas mais uma vez…” e quando você vai ver, está acordado, esperando dar o horário para começar a trabalhar.
Procrastinação no trabalho
O celular também pode virar uma armadilha para a procrastinação no horário de trabalho. Nesse sentido, uma simples “olhadinha” torna-se um longo período que toma o horário das tarefas.
Como evitar a dependência do celular
- Diminua aos poucos o uso do celular
- Procure não utilizar o aparelho assim que acordar. Faça suas coisas com calma
- Ao carregar o celular, coloque-o longe de você
- Em suma, desligue-o durante a noite
Encontre mais dicas no Amarelinho
O Amarelinho é muito mais do que um portal de empregos. Também compartilhamos dicas sobre comportamento, para que você evolua sempre. Acompanhe nosso blog e aproveite para cadastrar o currículo em nosso site.