A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está com inscrições abertas, até 30 de março, para 25.350 vagas distribuídas por 366 municípios. No total, são 4.590 oportunidades para os 51 polos do Centros Educacionais Unificados da Prefeitura de São Paulo.
A Univesp possui nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (eixo de Computação) e Administração. Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (eixo de Negócios e Produção) também fazem parte da lista.
Desse modo, as inscrições devem ser realizadas pelo site, endereço que reúne todas as informações do processo seletivo, mediante o pagamento de um taxa no valor de R$ 51,75.
Processo seletivo
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 28 de maio, às 13h, e o início das aulas está previsto para o final de julho. Os candidatos podem fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2020, 2021 e 2022, para integrar à nota final.
Entretanto, para utilizar a nota do Enem a prova deve ter o resultado divulgado até o dia 30 de março. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o ensino médio em escolas públicas.
A plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) transmitirá os cursos. Nela está disponível as atividades acadêmicas, videoaulas, material didático e bibliotecas digitais. Além disso, os alunos tiram dúvidas do conteúdo com facilitadores.
Em suma, há ainda os polos, espaços físicos em que os alunos contam com infraestrutura e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. Dessa maneira, no local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas.
Diferenciais
De acordo com Simone Telles, presidente em exercício da Univesp, a instituição é a única pública que atua exclusivamente na modalidade a distância. Segundo ela, os três eixos de formação são referenciados pela alta empregabilidade. Outros diferenciais apontados por Simone a aposta na tecnologia como meio de aproximar pessoas e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, além de profissionais altamente qualificados (da USP, UNESP, Unicamp e Centro Paula Souza).
Por fim, a presidente da Univesp reforça a importância de o aluno ter planejamento e disciplina, estabelecendo um cronograma de trabalho, participando das aulas ao vivo e interações. “O processo de aprendizagem da Univesp estimula a autonomia, a convivência em equipe e a busca por soluções, entre outras exigências do mercado”, destaca.