O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na última semana as informações para aqueles que desejam realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022). As inscrições estão abertas até o dia 4 de junho e poderão ser realizadas de maneira gratuita por meio do site oficial.
Mais detalhes do Encceja 2022
Para se inscrever, é necessário atender algumas exigências. A participação é voluntária e foca em jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada para cada etapa do ensino. Contudo, para fazer o exame, é preciso ter no mínimo 15 anos para concluir o Ensino Fundamental e 18 anos para finalização do Ensino Médio.
As provas vão acontecer no dia 28 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. Além disso, é possível acessar em quais cidades acontecerá a prova no site do Encceja.
Novidade para este ano
Para 2022, o candidato que se inscreveu para o exame em 2020 e não compareceu, não precisará justificar a ausência para participar dessa edição. No entanto, aqueles que faltarem no dia da prova deste ano, precisarão justificar sua ausência caso queiram participar de um novo Encceja.
A importância de capacitação
Segundo a pesquisa PNAD Contínua, realizada pelo IBGE, os números de desemprego atingem muito mais trabalhadores que não possuem Ensino Médio completo. Como resultado, o levantamento indica que do total de desempregados, 24,4% não terminaram os estudos. Por outro lado, os profissionais que têm pelo menos essa fase da educação completa, correspondem a 30,2% dos empregados no país.
Esse é um tema que impacta também na remuneração dos trabalhadores. Assim sendo, os profissionais que não possuem instrução escolar recebem em média R$ 918,00. Já aqueles que possuem ao menos o ensino médio concluído, ganham um salário médio de R$ 1.223,00.
Portanto, aproveite essa oportunidade! Acesse o site do Encceja e faça da sua capacitação uma prioridade para a vida profissional.