A Caixa Econômica Federal iniciou na última quarta-feira, dia 20 de abril, a liberação do saque extraordinário do FGTS em 2022. O benefício poderá ser retirado de acordo com o calendário divulgado pela própria instituição, que foi definido com base no mês de nascimento do contribuinte. Os primeiros com direito ao saque são aqueles que nasceram em janeiro. O trabalhador que faz aniversário em dezembro, último mês na fila, por exemplo, poderá fazer o saque a partir de 15 de junho.
Quem tem direito ao saque extraordinário?
Fazem parte do grupo que poderá fazer o saque extraordinário: trabalhadores com registro em carteira assinada; trabalhadores rurais, intermitentes e temporários; trabalhadores avulsos (vinculados a um sindicato, mas que trabalham em diversas empresas); empregados domésticos e safreiros, desde que tenham contas ativas no FGTS e recursos para sacar.
O trabalhador pode conferir se tem direito ao benefício por meio do aplicativo do FGTS ou no site. O saque extraordinário terá o limite de até R$ 1.000,00 e o crédito disponível pela própria instituição diretamente na poupança social aberta em nome do trabalhador e acessado por meio do aplicativo Caixa Tem. Além disso, o benefício está disponível para outras contas bancárias por meio de transações, pix ou saque.
Outras possibilidades
Caso você não queira usufruir da quantia no momento, é preciso acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco e informar que não deseja o crédito. Se o trabalhador se arrepender, ele pode solicitar que a quantia retorne para a conta vinculada ao FGTS. A decisão acontecerá até o dia 15 de novembro deste ano.
Dinheiro em boa hora
No atual momento de instabilidade econômica, essa é uma boa maneira de juntar uma reserva de emergência. Aproveite essa oportunidade para quitar algo que está pendente ou então invista na sua formação profissional para impressionar os contratantes!