O governo federal planeja conceder Auxílio Gasolina. O benefício busca ajudar motoristas e entregadores após o grande aumento no preço dos combustíveis, que virou uma grande dor de cabeça para quem depende de automóveis para garantir sua fonte de renda mensal. O custo, que já era considerado para calcular o salário líquido no final do mês, está pesando muito mais no bolso do trabalhador.
Dessa maneira, o Senado aprovou no mês de março o projeto de lei nº 1.472 para acolher esses profissionais. A medida busca atender principalmente motoristas e entregadores, integrantes de famílias de baixa renda.
O que diz a proposta do auxílio gasolina
Segundo a proposta, aqueles que desejam usufruir do benefício terão que apresentar a permissão de prestação de serviço de motorista de aplicativo. Para ter acesso a esse documento, é necessário entrar em contato com a plataforma responsável pela prestação do serviço. Além disso, também poderão participar taxistas e motociclistas que atuam no setor de entrega e carona individual. Todos esses trabalhadores terão direito a R$ 300,00 de bolsa-auxílio (valor máximo).
Contudo, como o benefício visa ajudar a população de baixa renda, que não tem condições de arcar com os custos atuais do combustível, a comprovação de renda também será critério para recebê-lo. Apenas motoristas e entregadores que comprovarem renda menor que 3 salários mínimos mensais estarão aptos para solicitar a ajuda. Além disso, cidadãos que recebem o Auxílio Brasil terão prioridade, podendo acumular ambos os benefícios.
Como superar o momento de instabilidade nos preços
O elevado custo do combustível pode afastar diversos profissionais que têm no serviço de entrega e carona sua maior fonte de renda. Portanto, conhecer formas de economizar e dicas para rodar no dia a dia é fundamental para terminar o mês sem sustos inesperados.
Escolher momentos com trânsito menos congestionado, ter atenção no momento de trocar a marcha e o uso consciente do ar-condicionado são algumas estratégias que podem gerar diminuição no consumo de combustível e ajudar a poupar um bom dinheiro na hora de reabastecer.