A relação entre patrão e empregado é muito importante para o vínculo empregatício. Porém, é preciso seguir alguns conceitos básicos para que nenhuma das partes saia lesada no final das contas. Então, hoje vamos abordar questões importantes para deixar claro o papel de ambos e como aproveitar melhor essas situações.
A base da relação entre patrão e empregado
A dinâmica entre patrão e empregado envolve um contratante e um prestador de serviços. Desse modo, a hierarquia está bem estabelecida para todos os envolvidos. No entanto, apesar dessa relação ser composta por superior e subordinado, existem direitos e deveres previstos em leis que ambas as partes devem cumprir. O objetivo dessas normas escritas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), quando se trata de emprego formal, é oferecer garantias e proteção para todos os envolvidos.
Dentre os direitos garantidos pelas leis trabalhistas estão o salário mínimo, limite de horas de trabalho por semana, adicional por hora extra, férias remuneradas e aviso-prévio, todos fundamentais para que os trabalhadores tenham a tranquilidade necessária para exercer sua função nas melhores condições.
Nesse sentido, para ter a melhor relação possível entre patrão e empregado, é necessário respeito mútuo. Apenas dessa maneira a relação será saudável e todos sairão ganhando. O patrão conseguirá extrair o melhor desempenho do funcionário que, por sua vez, agregará muito a sua carreira.
Tornando a relação patrão e empregado agradável para ambas as partes
Patrão
Cabe ao patrão entender os desafios que o funcionário enfrenta durante o dia a dia de trabalho e buscar maneiras de potencializar a sua performance. Pressionar de maneira desrespeitosa poderá ser prejudicial para todos no ambiente profissional e atrapalhar o desenvolvimento do empregado.
Empregado
Por outro lado, os funcionários devem estar dispostos a ajudar no crescimento da empresa. Pensando a longo prazo, é muito melhor para sua carreira estar em locais prósperos que possibilitem a geração de resultados positivos. Além disso, a boa relação entre patrão e empregado pode render indicações e cartas de recomendação muito valiosas para uma possível e futura recolocação no mercado.
Pronto para ingressar no mundo do trabalho?
Portanto, acesse o site do Amarelinho e confira as vagas disponíveis. Aqui você encontra diversas oportunidades para encontrar o seu espaço no mercado de trabalho. Basta cadastrar seu currículo em nosso site e entrar em contato com as vagas de seu interesse. Boa sorte!