É cada dia mais comum que o departamento de recursos humanos inclua testes de recrutamento e seleção para preencher uma vaga. E não é à toa. Aplicá-los ajuda a tomar a decisão final sobre o candidato ideal. Os recrutadores costumam avisar os candidatos pré-selecionados com antecedência sobre as fases e os testes que enfrentarão ao longo do processo, para que estejam preparados.
O teste é mais importante do que a entrevista?
A entrevista é a parte fundamental de qualquer processo seletivo. Dificilmente você conseguirá compensar uma má entrevista com um bom resultado no teste aplicado. Contudo, essas duas etapas costumam ocorrer em dias diferentes. Portanto, saiba que se for chamado para algum teste, é porque sua performance na entrevista agradou os recrutadores e você está no caminho certo para a contratação.
Os testes de recrutamento mais comuns
Testes de conhecimento
O objetivo aqui é avaliar o conhecimento profissional e formativo do candidato. Logo, os recrutadores querem verificar se você possui os conhecimentos técnicos necessários para realizar as tarefas do cargo. É comum que você seja solicitado a realizar um exercício prático, por exemplo, um teste de idioma. Se o conhecimento de uma segunda língua for essencial, além de realizar a entrevista nesse segundo idioma, é provável que você seja solicitado a redigir um documento semelhante ao que deverá fazer durante o seu trabalho ou até mesmo fazer um teste.
Teste de personalidade
Esse tipo de teste visa saber como o candidato reage a determinadas situações, quais são os interesses, bem como expectativas e se ele se encaixa na equipe. Não existe uma resposta certa ou errada. Portanto, seja honesto e evite escolher a resposta politicamente correta, uma vez que é muito fácil detectar inconsistências. Lembre-se que eles não estão procurando o candidato “perfeito”, mas sim aquele que é capaz de cumprir as tarefas que lhe são atribuídas. Um teste de personalidade muito comum é o teste de Myers-Briggs (MBTI).
Dinâmica de grupo
Cada vez mais os recrutadores apostam na realização de dinâmicas de grupo para avaliar os candidatos. Isso porque as atividades propostas são semelhantes às funções e tarefas que você encontrará, de fato, na sua rotina. O que está em jogo é a sua capacidade de trabalhar em equipe, de resolver problemas e de liderança, entre outras coisas. Geralmente a dinâmica é realizada em grupos de até 10 candidatos. Os recrutadores dão as instruções iniciais, observam e analisam o comportamento de cada um. Sendo assim, colabore e interaja naturalmente com o seu grupo. E, claro, seja cauteloso ao discordar e propor soluções alternativas.
Veja as vagas disponíveis
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os testes de recrutamento, é só se candidatar às vagas abertas no nosso site. Capriche no currículo, siga as nossas dicas sobre como arrasar na entrevista e mantenha a calma durante os testes.
Boa sorte!