A Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social em parceria com a Unibes Cultural, está com inscrições abertas para curso de montagem de móveis. Os interessados têm até o dia 23 de abril para garantir uma vaga na oportunidade, que é totalmente gratuita. Voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o objetivo é preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Para participar, é necessário tem mais de 18 anos, contar com renda per capita de até meio salário-mínimo por morador da residência e ter concluído a 6ª série do ensino fundamental.
Ao todo, são dez vagas disponíveis. Caso o número de candidatos seja maior que o de oportunidades oferecidas, abre-se espaço para vagas afirmativas. Sendo assim, serão priorizados públicos como mulheres, pessoas pretas, LGBTQIA+, entre outros. “Mas como o curso é recorrente. Nesta situação, optamos sempre pelo remanejamento para turmas posteriores”, diz a coordenadora de projetos sociais do Leo Social, Kenia Malves.
Conteúdo programático do curso de montagem de móveis
O conteúdo programático do curso “Montador Convencional” apresenta técnicas iniciais para montagem de móveis simples e de forma segura. Kenia destaca que também há uma preocupação com o desenvolvimento humano, incluindo aspectos comportamentais e de postura dos alunos, no sentido de estabelecer relações saudáveis e de confiança com os clientes.
Segundo a coordenadora, o segmento de montagem de móveis tem apresentado alta demanda por profissionais capacitados. “A expansão das plataformas digitais, que comercializam móveis, tem contribuído para a alta empregabilidade dos montadores”, afirma.
Além da possibilidade de atuar no mercado formal, os participantes são estimulados a empreender. Para tanto, apresenta-se também conceito como organização, autonomia e autoconhecimento.
Como se inscrever
As inscrições acontecem por meio de formulário disponível no link bit.ly/3PXyHGB. As aulas presenciais ocorrem entre 25 de abril e 17 de maio (às quintas e sextas-feiras), das 13h às 17h, na unidade da Escola da Marcenaria na Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, nº 2500, Sumaré, São Paulo – SP, ao lado da estação Sumaré do metrô.
Sobre a Escola da Marcenaria
Em agosto de 2022, o Leo Social inaugurou a Escola da Marcenaria nas instalações da Unibes Cultural, HUB de impacto social que une arte, cultura e empreendedorismo criativo. A unidade oferece oficinas e cursos completamente gratuitos todos os meses.