Consciência: formas de combater o preconceito no trabalho

1 de dezembro de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

O preconceito no trabalho é um dos maiores desafios que milhares de funcionários enfrentam diariamente. Como exemplo, apesar de, segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população brasileira ser composta por negros, apenas 6% e 5% desses profissionais empregados ocupam posições de gerência ou cargos executivos, respectivamente.

Essa diferença gritante obriga esses trabalhadores a se doar ainda mais, para atender às necessidades básicas e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Dessa maneira, o combate ao preconceito no trabalho é fundamental para conquistarmos um ambiente mais democrático e justo para todos os candidatos e profissionais.

Meios para combater o preconceito no trabalho

Estabelecimento de cultura

Assim como acontece em outras áreas da sociedade, a hierarquia pode ser decisiva para a resolução de questões como essa. Para isso, medidas vindas das posições de comando são decisivas e importantes para o estabelecimento de uma cultura organizacional. Apenas assim atitudes inadequadas podem ser podadas e combatidas no dia a dia.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário que haja um movimento para que mais profissionais negros ocupem tais cargos no topo da hierarquia de trabalho. Com posições de comando miscigenadas, é possível zelar pela igualdade de todos os colaboradores e evitar casos de preconceito no ambiente corporativo.

Denúncias e intervenções

Enraizado em nosso cotidiano, o preconceito no trabalho é apenas mais uma manifestação do que vemos na sociedade. Sendo assim, uma das formas de combater esse tipo de comportamento é por meio de denúncias e intervenções. A depender do grau de ofensa ou atitude, o desenrolar pode acontecer até mesmo em esferas além do ambiente de trabalho.

Rede de apoio para as vítimas

Já que o preconceito no trabalho pode ser um problema que afeta todos à sua volta, é essencial que exista uma força coletiva para acolher aqueles que sofrem com essa questão. Caso isso não aconteça, as vítimas podem se sentir deslocadas e afetar o desempenho de todos que fazem parte desse espaço corporativo.

Combata o preconceito no trabalho

Se você foi alvo de racismo ou injúrias raciais durante o dia a dia de trabalho ou ao longo de um processo seletivo, entre em contato com as autoridades responsáveis imediatamente. Além disso, veja também outros conteúdos no blog do Amarelinho sobre discriminação no trabalho e ajude a tornar esse um ambiente mais acolhedor e agradável para todos os envolvidos.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar