O atendimento ao cliente desempenha um papel essencial dentro das empresas, funcionando como o principal canal de comunicação entre consumidores e marcas. Mais do que apenas responder dúvidas ou resolver problemas, um suporte eficiente é capaz de fortalecer a relação com os fregueses, criar vínculos de confiança e contribuir para a fidelização.
Dessa forma, organizações que investem nessa área conseguem não apenas atrair novos públicos, mas também manter aqueles que já compraram seus produtos ou contrataram seus serviços.
Além de atender às necessidades imediatas dos consumidores, esse setor também atua de forma estratégica. A escuta ativa e o contato direto com o público fornecem informações valiosas sobre expectativas e demandas, ajudando corporações a aprimorar seus serviços e criar soluções mais eficientes.
Além disso, esse relacionamento não termina no momento da compra – pelo contrário, ele se estende no pós-venda, garantindo que a experiência seja satisfatória em longo prazo. Então, para garantir a execução de todas essas funções, existem diversas carreiras no segmento.
Telemarketing
O telemarketing é uma das principais formas de atendimento ao público e uma porta de entrada para o mercado. Nesse sentido, há dois principais modelos: o ativo, em que os operadores fazem chamadas para clientes e leads com o objetivo de vender ou apresentar ofertas, e o receptivo, no qual atendem ligações de consumidores que buscam suporte.
Uma pesquisa do Sintelmark, feita em 2024, revelou que o setor de telemarketing é majoritariamente composto por mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+. Cerca de 70% dos colaboradores são mulheres, e 62% delas ocupam cargos de liderança. Pretos e pardos representam 53% da força de trabalho, com 44,78% nos cargos de chefia. Já 20,6% dos trabalhadores se identificam como LGBTQIA+, dos quais 17,92% também estão em posições de liderança. O setor é considerado uma das áreas mais inclusivas do país, especialmente como porta de entrada para o primeiro emprego.
CRM
Por sua vez, o CRM (Customer Relationship Management) surgiu como uma solução estratégica para otimizar a gestão de relacionamento com atuais e potenciais clientes.
Os profissionais que atuam na área organizam e analisam dados para antecipar necessidades dos compradores, personalizar atendimentos e otimizar estratégias de venda e retenção.
Customer success
Este especialista tem como principal função garantir que o consumidor obtenha o melhor resultado possível com o produto ou serviço adquirido.
O trabalho começa logo após a compra, com a integração do cliente ao sistema ou serviço contratado. Muitas vezes, inclui treinamentos, para que ele utilize todas as funcionalidades disponíveis da maneira mais eficiente. Além disso, o acompanha ao longo do tempo, buscando oportunidades de melhorias e até de novas vendas.
Outra responsabilidade importante é a retenção, atuando na tentativa de recuperar aqueles que cancelaram contratos ou manifestaram insatisfação.
Analista de help desk
No setor de Tecnologia, o atendimento ao cliente exige um conhecimento mais aprofundado, especialmente em empresas que operam no modelo Software as a Service (SaaS). Neste formato, os serviços são disponibilizados por meio de plataformas online, sem a necessidade de instalação ou servidores próprios.
Então esse profissional tem a função de prestar suporte técnico, sendo o primeiro contato do comprador quando surge um problema ou uma dúvida sobre o funcionamento do serviço.
Social media
Com a digitalização, novas carreiras surgiram na área, e o social media é um exemplo disso. De modo geral, esse profissional gerencia a comunicação de marcas nas redes sociais, criando estratégias para aumentar a visibilidade, o engajamento e a interação.
Mas o que faz um social media no atendimento ao cliente? Atualmente, as redes sociais são um dos principais canais de contato entre as empresas e o público. Isso porque usuários buscam informações, enviam sugestões e fazem reclamações por meio dessas plataformas.
Então, esse especialista é responsável por interagir diretamente com os consumidores, respondendo dúvidas, solucionando problemas e fortalecendo o relacionamento com a marca, via redes sociais.
Vagas de atendimento ao cliente no Amarelinho
O atendimento ao cliente é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, além de ser uma área em constante crescimento. Por isso, se você tem boa comunicação, paciência e vontade de aprender, não deixe de conferir as oportunidades.Se você está em busca de uma oportunidade na área de atendimento ao cliente, o Amarelinho pode ser o caminho certo. Toda semana, novas vagas são publicadas em nosso site e no jornal impresso, com opções para quem tem experiência e para quem está começando. Acesse agora e comece sua jornada rumo ao emprego que você procura.