Reforma é atentado aos direitos do trabalhador

21 de outubro de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

Para especialista, texto contraria princípios constitucionais e impõe regras que dificultam acesso à aposentadoria.

 

A reforma da Previdência, que estava prevista para ser votada pelo Senado em segundo turno no dia 22 de outubro, após o fechamento desta edição, traz incertezas para a maioria dos trabalhadores, que se pergunta: quando poderei me aposentar? 

De acordo com a especialista em direito previdenciário, Dirce Namie Kosugi, a resposta não é simples, pois a reforma aprovada no primeiro turno no Senado traz seis regras de transição e os segurados devem pesquisar bem para saber em qual regra melhor se enquadram. Para a especialista, elas são, de fato, extremamente ruins para todos os trabalhadores, pois impõem regras progressivas que dificultam excessivamente o acesso à aposentadoria. “São prejudiciais aos direitos dos segurados e de difícil entendimento”, explica Dirce.

A especialista em direito previdenciário, Dirce Namie Kosugi.

Como exemplo, ela usa uma das regras, que considera os pontos resultantes da soma da idade mais o tempo de contribuição em 2019. A partir da data da vigência da reforma, a mulher que quiser se aposentar deverá somar 86 pontos e os homens, 96. Com o passar dos anos, a regra vai tornando-se mais rígida, sendo que, a  partir de 1 de janeiro de 2020, será necessário acrescentar mais um ponto a cada ano, até alcançar o máximo de 100 pontos para a mulher e 105 pontos para o homem. Isso configura um confisco aos segurados que contribuíram durante anos com a Previdência e vai contra a Constituição Federal de 1988, por ferir cláusulas pétreas, direitos fundamentais e princípios constitucionais. “Os segurados que constatarem uma ou mais dessas situações poderão recorrer ao Poder Judiciário para ter o seu direito reconhecido”, diz.

Diante deste cenário, Dirce acredita que a reforma trará um desequilíbrio social sem precedentes, considerando que, com base em simulações técnicas, a grande massa da população brasileira trabalhará até morrer sem ter acesso a um centavo sequer do seu benefício previdenciário. “Entendo que a reforma é um atentado ao direito do trabalhador e ao alcance de uma velhice com dignidade”, finaliza a especialista.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar