Estágio: Tudo que você precisa saber

9 de novembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

O estágio é um processo de aprendizagem prático essencial na vida de todo estudante de ensino superior. É no período de estágio em que o estudante tem a oportunidade de colocar em prática todos os seus aprendizados em sala de aula, fazer conexões com pessoas mais experientes e em cargos maiores dentro de sua área, enriquecer seus conhecimentos e ter um intercâmbio de experiências, ideias e conceitos junto a seus colegas de trabalho.

Muito mais do que um simples período de experiência, muitas vezes o estágio pode ser um ponta pé para iniciar a carreira dentro de sua área. O estágio nada mais faz do que abrir diversas portas, seja dentro da empresa estagiada ou fora.

Ainda que seja obrigatório na grande maioria dos cursos superiores para a sua conclusão, muito se confunde sobre quais são os direitos assegurados para esse segmento de trabalho. Pensando nisso, o Amarelinho preparou uma matéria especial para sanar todas as dúvidas sobre o assunto!

O estágio é um trabalho, remunerado ou não, tem como objetivo possibilitar que o estudante coloque em prática o que é aprendido em teoria dentro da sala de aula. Dessa forma, o estudante trabalha seu aprendizado e ganha prática antes de entrar efetivamente no mercado de trabalho.

Obrigatoriamente, o estudante pode trabalhar somente seis horas por dia, completando 30 horas por semana. Além disso, o horário não pode intervir nas aulas curriculares da faculdade/universidade. Já o estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.

Ao contrário do que muitos pensam, o estágio não deve ser registrado na carteira de trabalho: o contrato é firmado por documentos assinados pelo empregador, o estudante e a instituição de ensino.

Além disso, o estudante não tem os mesmos direitos que um funcionário comum. Isso significa que o recebimento de benefícios como vale-alimentação e férias coletivas são determinadas pelo empregador, que também não tem obrigação de prover ao estagiário caso seus empregados os tenha.

Após a contratação, o estagiário pode permanecer contratado neste cargo em um período de até 2 anos, finalizando esse período a empresa tem por obrigação findar o contrato com o colaborador resultando em sua demissão ou realizar a contratação efetiva do estudante. Em casos de estágio com mais de um ano, o estagiário tem direito a férias remuneradas de trinta dias assegurado pela lei regulamentada do país.

Após a finalização do período de estágio, a empresa tem obrigação de entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho em até seis meses após a demissão com visto do estudante.

Agora que você já sabe todos seus direitos e deveres, o que resta fazer é correr atrás daquele estágio tão desejado e ficar atento para que tudo seja cumprido da forma certa.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias