Emprego informal: entenda como funciona

21 de março de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Nos últimos anos o emprego informal vem crescendo no Brasil. Devido à dificuldade econômica no país e instabilidade vivida, diversas pessoas optam por métodos alternativos de garantir a renda no final do mês. No entanto, você sabe o que significa esse tal emprego informal? Qual a diferença entre esta modalidade para a formal?

 

As características do emprego informal

A principal diferença para o trabalho formal é a ausência de documentação. É aquele emprego que acontece muitas vezes da maneira possível no momento. Entretanto, é uma modalidade que carece de garantias. A informalidade é vista muito mais como uma solução a curto prazo do que uma saída definitiva.

 

Devido à falta de documentação, também não existem os famosos direitos trabalhistas. Afinal, não é possível comprovar o serviço realizado. É claro que nesses casos informais existem acordos firmados por patrões e empregados. No entanto, é uma troca em que deve existir confiança entre ambas as partes.

 

Cenário atual do emprego informal

Como dito anteriormente, a situação atual do Brasil incentiva a criação de empregos informais. Por conta da situação econômica crítica que o país enfrenta nos últimos anos, agravada ainda mais pela pandemia de 2020, muitas pessoas precisam encontrar a solução mais rápida possível. A instabilidade recente também causa desconfiança em investidores estrangeiros, situação que impacta diretamente a criação de empregos formais.

 

Segundo números do IBGE, 39,7% dos trabalhadores brasileiros estão no meio informal. Esse número acaba tendo relação direta com o índice de desempregados. Acompanhando as notícias dos últimos anos segue elevado. Nesse sentido, o trabalho informal acaba agindo de maneira a mascarar esses números. 

 

Nem todos que trabalham nesse ramo informal buscam emprego e entram na conta total de desempregados no país. Lembrando que os trabalhos regularizados oferecem mais estabilidade e segurança para o empregado. Além disso, existe sempre a oportunidade de regularizar seu trabalho informal e contar com os benefícios das leis trabalhistas.

 

Quer entrar no mercado de trabalho?

Fique por dentro das vagas mais recentes no site do Amarelinho. Aqui você encontra diversas oportunidades de emprego formal e com mais estabilidade. Portanto, cadastre seu currículo e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias