Uma força para quem quer concluir o ensino médio a distância

24 de janeiro de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Centro Paula Souza divulga a abertura de  inscrições para modalidade on-line da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

O Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas até 28 de janeiro para o ensino médio gratuito a distância na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Os candidatos devem ter mais de 18 anos e apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental. Para se inscrever, é necessário fazer um pré-cadastro on-line pelo site www.cps.sp.gov.br – links EaD e EJA online. Depois, é necessário encaminhar cópias autenticadas da documentação pelo correio.  

As aulas são on-line e funcionam como uma alternativa prática para quem não tem certificação de nível médio e pretende fazer um curso técnico profissionalizante, ingressar no ensino superior ou buscar uma vaga no mercado de trabalho. Não há limite de vagas e não é necessário participar de processo seletivo.  

Carlos Maio, coordenador de projetos do Grupo de Estudo de EaD do CPS

A formação se dá por meio do modo autoinstrucional (autodidata), em que o participante estuda por conta própria, sem acompanhamento de tutores, mas com material didático, que inclui agendas de estudo com vídeos, textos e exercícios com correção comentada em um ambiente virtual de aprendizagem. 

A versão 2020 do curso teve seu modelo atualizado. Antes, ele era seriado, ou seja, os conteúdos estavam distribuídos entre o primeiro, segundo e terceiro anos do nível médio. Neste perfil, entre 2016 e 2019, 171 alunos concluíram a formação. Agora, o conteúdo está dividido em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de espanhol como disciplina optativa. “Acreditamos que esta mudança facilitará a conclusão e, consequentemente, atrairá mais candidatos para o curso”, destaca Carlos Maio, coordenador de projetos do Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza. 

O aluno conclui o curso após aprovação nos exames presenciais que, geralmente, acontecem em abril, agosto e novembro de cada ano em quatro escolas técnicas, entre elas a ETEC São Paulo, no bairro do Bom Retiro. “É o aluno que determina o seu próprio ritmo”, encerra Maio. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar