Um duro golpe nas aposentadorias especiais

24 de janeiro de 2020

Escrito por: Equipe "O Amarelinho"

A Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, alterou o sistema previdenciário e trouxe uma série de impactos para a aposentadoria dos brasileiros, como mudanças em tempo de contribuição e idade, cálculos, entre outros quesitos. No entanto, uma das mais preocupantes mudanças está nas aposentadorias especiais, concedida àquelas pessoas expostas a agentes nocivos.  

O estabelecimento de idade mínima para conceder aposentadoria especial a determinado tipo de trabalhador torna o benefício inócuo.  

Simplesmente, acaba com o direito à aposentadoria especial e distorce o objetivo inicial, já que a cobertura do risco social envolvia justamente a proteção do trabalhador e o afastamento do local de trabalho.  

A  consequência desse tipo de distorção nas regras será uma enxurrada de pedidos de benefícios por incapacidade. Isso se o trabalhador conseguir comprová-la. De qualquer modo, ele sairá perdendo, porque a aposentadoria por invalidez passará a ser calculada pelos 60% da média aritmética total dos salários, e não mais pelos 80% dos maiores salários de contribuição, como era anteriormente.

André Luiz Moro Bittencourt, Advogado, consultor, professor de Direito Previdenciário e vice-presidente executivo da Sociedade Brasileira de Previdência Social

Somente se comprovado o acidente do trabalho, é que o benefício seria integral, porém a comprovação não é algo fácil.  

Outro ponto é fator de preocupação para os trabalhadores expostos a riscos. A redação, que antes falava em “integridade física”, não menciona mais o termo, e se refere apenas a “agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos”, enfatizando não só a necessidade de comprovação, como também uma tendência de afastamento de garantia ao trabalhador exposto a agente perigoso, o que deixa margem para o entendimento de que não se admitirá mais a caracterização por exposição a periculosidade ou a situações de potencialidade do risco. No ambiente hospitalar, já há discussões sobre isso, porque há exposições indiretas que não necessariamente comprovam o dano imediato. Outras categorias podem ser afetadas, como o vigilante armado e a pessoa que trabalha em posto de gasolina,  exposta à explosão A nova redação, em tese, muda tudo e o enquadramento por periculosidade, ao que parece, também cai por terra. 

 

Texto: André Luiz Moro Bittencourt.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar