40 mil devem ser capacitados em oficinas preparatórias

8 de outubro de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

Programa Elabora quer ajudar trabalhadores a ampliar as suas chances de recolocação profissional.

 

Para ampliar as chances de recolocação profissional dos trabalhadores na cidade de São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho lançou, dia 25 de setembro, no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) Interlagos, o programa Elabora.

De acordo com a secretária Aline Cardoso, a iniciativa visa capacitar cerca de 40 mil pessoas no período de um ano, por meio de oficinas preparatórias ao mercado de trabalho. Elas acontecerão todas as quartas-feiras em 15 CATes da Capital. Das 9h às 10h30, o aluno pode participar da oficina de Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional, que irá estimular o participante a descobrir seu potencial e a explorar opções de carreira, além de promover fatores que determinam o sucesso profissional, como saber ouvir, reconhecer as próprias deficiências e desenvolver a linguagem corporal.  

Já das 11h às 12h30, a oficina Currículo e Processo Seletivo foca a preparação do candidato na prática com orientações para a conquista da vaga. “Os participantes aprenderão a elaborar um currículo de maneira correta e entender qual a postura que deve ser tomada em uma entrevista de emprego”, afirma a secretária. 

No dia do lançamento do programa, muitas pessoas que estavam no CATe Interlagos aproveitaram para participar das oficinas. Caso de Sueli de Araújo, 59 anos. Ela está fora do mercado de trabalho há seis meses e, no último emprego, atuou como promotora no setor alimentício. E teve uma boa impressão do programa. “Recebi boas orientações de como se portar em uma entrevista, o que dizer e o que evitar na hora de se expressar com o recrutador”, diz.

Já Ana Paula Silva de Lima, 31 anos, está desempregada há dois meses e corre atrás de uma oportunidade no segmento de bufês. no qual tem experiência de 10 anos. Aprendeu sobre alguns pontos importantes que devem constar em um bom currículo, como deixar claro no objetivo do documento o cargo em que pretende atuar. “Vou refazer o meu currículo e saio mais confiante para disputar uma oportunidade de trabalho”, finaliza.

 

Legenda da foto em destaque: Ana Paula Silva de Lima participou de uma oficina e se sente mais confiante.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar