O que os colaboradores esperam de seus líderes?

19 de agosto de 2019

Escrito por: Amanda Gomes

Matéria escrita por Amanda Gomes, especialista em análise comportamental e cofundadora da ELAS, primeira escola de liderança feminina do Brasil.

 

Boa parte da população passa no mínimo 12 horas dedicando seu tempo útil a alguma empresa. Essas mesmas pessoas querem se sentir seguras, amadas, desafiadas e importantes – crescendo e contribuindo! 

Ser capaz de promover um ambiente que acolha e responda a essas necessidades pode parecer uma grande exigência para os líderes. Mas, na prática, acredito que é o único meio das empresas progredirem em suas iniciativas de retenção de talentos e ao mesmo tempo inovarem e prosperarem seus negócios. 

A verdade nua e crua é que as empresas precisam ser mais profundas em suas iniciativas e menos rasas ao tratar de um assunto tão importante: o desenvolvimento humano. 

Existe um investimento gigantesco em capacitação técnica, fóruns e tecnologias. Tudo para aumentar a agilidade dos processos, sistema ágil, múltiplas conexões de plataforma, internet 4.0 (já chegando a 5.0), milhares de informações por minuto. Há um forte estímulo às conexões externas: todo o conhecimento está a um clique e nós vivemos em uma era em que não existe mais nada a que não consigamos ter acesso; basta “dar um Google” e pronto. Certo? 

Essa busca excessiva e obsessiva pela conexão, na prática, desconecta e estimula as pessoas a entrarem no piloto automático. 

Embora o mundo pareça mais extraordinário com tanta inovação, vemos um crescente número de pessoas depressivas, com crise de ansiedade e desmotivadas. 

As empresas precisam investir na Liderança Centrada, que se baseia em respeitar o ser humano de forma integral, equilibrando vida pessoal e profissional, contribuindo e investindo na inteligência emocional de suas equipes. Cuidar das emoções é o investimento com maior retorno para a empresa e consequentemente para uma sociedade melhor. 

Os líderes precisam ser capacitados para lidarem com suas emoções. Verem causa no que fazem, sentirem-se inteiros como pessoas e, a partir da sua própria perspectiva de sucesso pessoal, serem o exemplo de desenvolvimento de suas equipes. 

Não dá para fingir que isso não é relevante e continuar investindo em competências técnicas enquanto o mundo está clamando por sentimentos primários, como amor, conexão, pertencimento, entre outros. Investir em autoconhecimento dos colaboradores e no desenvolvimento comportamental e emocional é, para mim, a chave para o sucesso futuro das empresas. 

Vivemos isso diariamente na ELAS, nossa escola de liderança e desenvolvimento voltada para mulheres que buscam assumir posições de destaque nas empresas ou na sociedade. Os resultados são extraordinários, por isso falamos com tanta convicção. 

Eu e Carine Roos, inconformadas com a forma convencional dos estímulos às mulheres para estarem em posições de comando, criamos uma escola que ensina as pessoas, dentro e fora de empresas, a tomarem consciência dos seus talentos, se reconectarem com sua essência, se conectarem com pessoas antes desconhecidas e criarem vínculos verdadeiros de amor, entenderem o que é inegociável em suas vidas e seus projetos pessoais. Nosso objetivo é estimular essas mulheres a serem pessoas melhores, como esposas, mães e, principalmente, líderes – algo que, para muitos, pode parecer filosófico. 

Além de oferecer workshops, palestras e mentorias, a Escola se destaca por um curso exclusivo chamado Programa ELAS, sendo a formação mais completa e intensa da Escola de Liderança.

Embasamos nossa convicção em resultados concretos dos impactos promovidos por essa nova abordagem de desenvolvimento da liderança centrada na saúde mental e emocional dos colaboradores. 

Depois da certificação de mais de 400 mulheres, parte delas em grandes empresas, temos mais de 30% sendo promovidas em menos de 6 meses, com uma redução de stress de 50%, aumento da Assertividade e Produtividade de 45%, superação de bloqueios, capacidade de exercer influência, entre muitos outras competências emocionais que medimos que ultrapassam evoluções acima de 30%. 

Imagine um time com esses avanços pessoais ao mesmo tempo? Os resultados são gratificantes, pois sabemos que as pessoas estão mais felizes e os negócios, mais prósperos. 

Qualquer empresa, a partir das decisões de seus líderes, pode mudar um cenário tão desafiador de desengajamento de suas equipes, basta dar um passo concreto reintegrando as pessoas e investindo na inteligência emocional delas. 

O retorno sobre esse investimento será alto!
 

 

Sobre a ELAS: 

Criado em agosto de 2017 e alinhado aos Sete Princípios do Empoderamento das Mulheres nas empresas defendidos pela ONU, a ELAS (Exercendo Liderança com Assertividade e Sabedoria) é a primeira Escola de Liderança e Desenvolvimento voltada para mulheres que buscam assumir posições de destaque nas empresas ou na sociedade. Além de oferecer workshops, palestras e mentorias, a Escola se destaca por um curso exclusivo chamado Programa ELAS, sendo a formação mais completa e intensa da Escola de Liderança. 

A Escola nasceu para promover mudanças rápidas e concretas na vida das pessoas e nos resultados das empresas, tendo como missão ser referência no desenvolvimento de mulheres no Brasil. A ELAS respeita a essência e o talento de cada aluna, garantindo uma medição do desempenho e da evolução pessoal promovido pelo treinamento. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar