Capacitação de graça!

22 de julho de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

Cursos gratuitos ensinam habilidades técnicas e comportamentais, contribuindo para que jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos estejam mais bem preparados para buscar uma oportunidade.

Buscar uma oportunidade de emprego no Brasil não tem sido fácil, principalmente na crise, quando sobram profissionais e faltam oportunidades de trabalho. 

Como resultado desse cenário, mais de 13 milhões de desempregados buscam vaga em um mercado que dificilmente dá chance aos menos qualificados. É aí que ganha peso a busca por programas gratuitos de capacitação, como o oferecido pelo Instituto da Oportunidade Social (IOS), que está com inscrições abertas para jovens, entre 15 e 24 anos, e pessoas com deficiência, que estejam cursando ou concluíram o ensino médio.
Serão 1.135 vagas distribuídas entre as seis unidades na Grande São Paulo e os candidatos podem optar pelas áreas de Administração: Gestão Empresarial (ERP-TOTVS), Atendimento ao Cliente (Zendesk), Gestão de Projetos, Folha de Pagamento (RM Labore), Varejo (Bemacash) e Tecnologia (Programação, Infraestrutura, Microsoft Digital e Microsoft Azure).
Para Alecsandra Neri, gestora operacional do IOS, a capacitação permite também a aquisição de habilidades comportamentais valorizadas pelas organizações. “A empregabilidade não é uma garantia, mas quando alcançada, transforma a vida desses alunos.”
É o que aconteceu com Ana Beatriz Valentim, 21 anos. Ela fez dois cursos no IOS (Gestão Empresarial – ERP/TOTVS e Infraestrutura em Redes) e o aprendizado foi fundamental para conquistar o seu primeiro emprego como assistente de operações em uma empresa de tecnologia. “A própria organização relatou que a minha aprovação se deu não só pelo conhecimento, mas pela postura diferenciada”, alega.
Permitir uma melhor empregabilidade de jovens e adultos no mercado é também o propósito da Colmeia, que inscreve para o curso de Assistente Administrativo com ênfase em Tecnologia ou Atendimento. São 90 vagas para candidatos entre 15 e 29 anos,  que estejam cursando no mínimo o segundo ano ou tenham concluído o ensino médio. Após cadastro no site, os alunos participam de uma palestra, para conhecer a estrutura da Colmeia, conteúdo do curso e suas responsabilidades perante à instituição.
De acordo com Gisleine Rosário, analista de recrutamento e seleção do Depto. de Desenvolvimento e Parceria da Colmeia, a capacitação valoriza características, como a proatividade, comunicação e trabalho em equipe. “Além disso, é o aperfeiçoamento contínuo que vai diferenciar os alunos dos concorrentes e ajudá-los a entrar no mercado de trabalho”, afirma.
Simone Severina de Lima Soares, 26 anos, sabe bem do que fala Gisleine. Ela fez o curso de Assistente Administrativo com ênfase em Tecnologia e quer continuar os estudos na área de Veterinária. “Na Colmeia, tive orientação vocacional e desenvolvi a autoconfiança. Vou ingressar nesta área e, com o conhecimento adquirido sobre empreendedorismo, quero abrir um negócio próprio neste segmento.”
Outra opção para se qualificar é o Programa Formare, da Fundação Iochpe, que há mais de 30 anos, oferece cursos profissionalizantes gratuitos para jovens que estão concluindo ou sejam recém-formados no ensino médio. “Os caminhos que levam à capacitação são essenciais para inserção no mercado de trabalho e obtenção de uma melhor remuneração”, diz Beth Callia, coordenadora-geral do programa, realizado em parceria com 46 empresas em 14 estados brasileiros.
Idosos
Entretanto, a necessidade de capacitação não está atrelada apenas à juventude. O Instituto Eurofarma, por exemplo, já atendeu 93 idosos no curso Resíduos em Utilidades. Por meio dele, pessoas com idade a partir dos 60 anos reaproveitam embalagens, como garrafas pet, para confecção de bolsas, carteiras e porta-retratos.
Além de minimizar o impacto ambiental, o curso serve para aumentar a autoestima dos participantes e contribui para a obtenção de uma renda extra. Caso de Aládio Barreto de Almeida, 70 anos. Ele se aposentou há 15 anos, mas continuou exercendo a função de açougueiro até 2014. Então, viu no curso uma oportunidade de realizar outra atividade que gerasse renda para a família. “Sou muito ativo e gosto de aprender sempre”, diz ele.  
________________________
Onde se capacitar 
IOS – Site ios.org.br ou telefone 
(11) 2503-2617.
Colmeia – Site www.colmeia.org.br ou telefone (11) 3881-1545. 

Instituto Eurofarma – Site www.institutoeurofarma.com.br/cursos ou telefone 5546-1337 (com Cristiane).

Formare – Site http://formare.org.br/nossos-parceiros
Alunos do programa Formare comemoram formatura

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar