Ansiedade, Burnout, síndrome do pânico e depressão são alguns sintomas que afetam a saúde mental. Em apenas um ano, 129 milhões de pessoas no mundo desenvolveram alguma doença mental, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Por conta disso, empresas têm procurado auxílio psicológico para atender aos colaboradores.
De acordo com o levantamento da Conexa, plataforma de saúde digital da América Latina, a procura de empresas por programas de saúde mental focados em telepsicologia, isto é, auxílio psicológico online, teve um aumento de 44%.
Portanto, essa ação mostra a preocupação que as empresas estão tendo com seus colaboradores, além de debater sobre alguns mitos que ainda são atrelados a doenças psíquicas.
Dados da pesquisa
Nesse sentido, a pesquisa também aponta que os atendimentos psiquiátricos via telemedicina tiveram um aumento de 123% no segundo semestre de 2022, passando de cerca de 2.700 consultas, de janeiro a junho, para mais de 6 mil, de julho a dezembro.
Nesse sentido, as consultas psicológicas também cresceram, passando de quase 731 mil atendimentos para 959 mil, ocasionando um aumento de 30%.
Quando procurar auxílio psicológico
Mesmo depois de dois anos de isolamento social, muitos colaboradores continuam sofrendo com as consequências da Covid-19, além da pressão do dia a dia. Portanto, o RH deve estar atento aos primeiros sintomas do time. São eles:
- Apatia
- Cansaço
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Crises de choro
- Medo
Importância da saúde mental no trabalho
Portanto, quando um profissional está indisposto, o seu desenvolvimento impacta diretamente em suas demandas e resultados, além de influenciar o restante do time.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um trabalhador que está com a saúde mental abalada perde, em média, 4 dias de trabalho no ano. Portanto, as empresas possuem o objetivo de cuidar dos seus colaboradores para que a saúde mental não seja afetada no dia a dia.
O Amarelinho está aqui para ajudar você
O Amarelinho não é apenas um site de vagas de emprego. Desse modo, ele é muito mais: semanalmente, publicamos artigos sobre o mercado de trabalho e dicas sobre saúde mental e bem-estar. Fique por dentro, acompanhe nosso blog e as nossas redes sociais.