Dicas de entrevista: “Por que você quer trabalhar aqui?”

Durante qualquer entrevista de emprego, você deve responder a uma série de perguntas elaboradas pelo recrutador. Uma delas é a temida “por que você quer trabalhar aqui?”. À primeira vista, a resposta pode parecer óbvia. Afinal, você precisa de um emprego, você tem contas a pagar, uma família a sustentar e um salário pode ser a solução dos seus problemas. No entanto, cuidado. Pode ser bem tentador responder a essa pergunta de forma mais sincera e natural possível. Mas a resposta para esta pergunta está longe de ser fácil. E mais: a sua resposta pode ter um impacto decisivo nas suas chances de conseguir o emprego. Portanto, confira essas dicas de entrevista e saiba qual é a melhor forma de respondê-la.

Por que você deve querer trabalhar em uma empresa? Veja nossas dicas de entrevista

Porque procura novos desafios

Estar em busca de desafios na sua área de trabalho é sempre algo bom visto aos olhos dos recrutadores. Essa é uma maneira simples e direta de demonstrar seu nível de motivação com um novo trabalho. “Você pode explorar isso nas suas respostas e dar exemplos de como isso pode trazer mais solidez e experiência para a sua carreira como profissional”, explica a gerente de gente e gestão da Fundação Estudar, Patrícia Aguiar.

 

Porque se interessa pela cultura da empresa 

Antes de encarar qualquer entrevista de emprego, é válido tirar um tempinho para pesquisar sobre a empresa. Veja os tipos de projetos propostos e o que os funcionários têm a dizer. Dessa forma, você tem uma base para saber se a cultura da empresa se encaixa no que você procura. Você pode citar notícias positivas que achou durante sua pesquisa, um novo projeto anunciado recentemente e relacioná-los à sua experiência. “Agora, se você perceber, com a sua pesquisa, que não tem nada a ver, talvez seja um ponto importante para você se questionar se você realmente precisa fazer essa entrevista ou não”, alerta Patrícia.

 

Porque suas habilidades estão de acordo com a descrição do trabalho

Não tenha medo de vender o seu peixe. Mostre ao recrutador por que você é a pessoa ideal para a empresa de duas maneiras: destacando sua experiência (o que você realizou) e suas habilidades (se você está mudando de área). Para isso, preste atenção e guarde os requisitos solicitados na descrição do trabalho. Verifique se você está alinhado com a maneira de atender a essas necessidades. Ilustre as oportunidades de crescimento que você enxerga a longo prazo nesta função. Isso mostrará que você está interessado em permanecer na empresa por um longo tempo. Patricia enfatiza: “O importante é que você faça uma conexão entre a vaga e a empresa, e como você consegue agregar com esses dois pontos”. 

Já se sente mais preparado? Ótimo! Agora é só dar uma olhada nas vagas que estão abertas e tentar a sorte. E não se esqueça de acompanhar “O Amarelinho” nas redes para mais dicas de entrevista. 


Publicidade

Publicidade

Publicidade