Cuidados para a volta dos processos seletivos presenciais

18 de junho de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Com o relaxamento da quarentena, é preciso começar a pensar em medidas para a volta dos processos seletivos presenciais. Dessa forma, os empregadores devem garantir que os trabalhadores não sejam expostos a condições que possam ser prejudiciais à saúde e à segurança.

Sendo assim, é necessário avaliar se o empregador é capaz de cumprir sua obrigação de fornecer um local de trabalho adequado. Só então é recomendado voltar às atividades, cumprindo as diretrizes estabelecidas pela OMS e Ministério da Saúde.

O professor dos cursos de Gestão Estratégica Empresarial e Administração do Centro Universitário Internacional Uninter, Ademir Bueno, explica melhor essa situação: “Cabe à gestão de pessoas pensar nesse momento de retorno como o de um recomeço. Se quem tem a responsabilidade de cuidar das pessoas dentro da empresa ignorar todos esses impactos, nossa volta pode ser mais traumatizante do que nossa vinda para trabalhar em casa”, alerta. 

Nos processos seletivos presenciais, a recomendação geral continua valendo: nada de aperto de mão, abraços ou beijos. Ademais, a manutenção de medidas de distância de pelo menos dois metro requer a reorganização tanto dos espaços de recrutamento, quanto das áreas comuns da empresa. Mas somente isso não basta.

Medidas de segurança em processos seletivos pós-pandemia

Uso de máscaras

É altamente recomendável que tanto recrutadores quanto recrutados utilizem máscaras durante as entrevistas. Evite tocar nela enquanto a estiver usando, abaixando-a sob o nariz e a boca. Se fizer isso, você pode danificar a estrutura, além de comprometer toda a proteção. A empresa também deve fornecer álcool gel na entrada e na saída das instalações.

Cabe lembrar que um bom nível de proteção é obtido apenas quando todas as medidas são adotadas. A máscara não faz mágica e por si só não é capaz de evitar o contágio. 

Salas desinfetadas

O ambiente no qual o recrutamento é feito, bem como todas as instalações da empresa, devem ser desinfetados várias vezes ao dia. Principalmente se houver um grande fluxo de funcionários neles. Portanto, são necessários procedimentos reforçados e regulares de limpeza, em particular de itens sujeitos a contatos como portas, maçanetas, puxadores, torneiras, teclados e demais equipamentos compartilhados.

Espaço arejado a cada três horas

Caso seja um espaço fechado, ele deve ser ventilado a cada três horas por 15 minutos. Se não for possível, avalie o ambiente para determinar se a ventilação e a filtragem fornecidas pelos sistemas de ar condicionado pode reduzir o risco de transmissão pelo ar.

 

Como ainda estamos no começo do relaxamento da quarentena, ainda é impreciso dizer todas as medidas para a volta dos processos seletivos presenciais Porém, adotando essas três, é possível ter um ambiente seguro, desde que todos ajam com empatia e com a consciência de que essa doença não é brincadeira. E não se esqueça de conferir as vagas aqui no Amarelinho. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias