Dicas que você precisa adotar durante o home office

1 de junho de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Quando a pandemia começou, você provavelmente pensou que a situação seria temporária. Mas os meses foram passando e a sua ficha caiu: o home office parece que veio para ficar. E, infelizmente, a cama e o sofá não são os melhores lugares para você passar horas e mais horas do seu dia trabalhando. 

A verdade é que trabalhar em casa exige muita disciplina e algumas pessoas podem se perder nessa transição. Saiba que isso é absolutamente normal. Qualquer mudança pode ser estressante e demandar tempo para a adaptação. Por isso reunimos algumas dicas que você pode seguir para melhorar o seu home office. Vamos lá?

 

Três sugestões para adotar no home office

Estabeleça uma rotina

A tentação é grande, mas procure acordar todos os dias no horário normal. Nada de ficar enrolando na cama e começar suas tarefas ainda com marcas de travesseiro no rosto. Acorde, tome um banho e um café da manhã gostoso e saudável. Todas essas etapas são importantes para que você ensine ao seu corpo a sua nova rotina. 

Tenha um tempo para pequenas pausas, fazer as refeições longe do computador e esticar as pernas. E, ah! Nada de ficar trabalhando até tarde da noite. Definir um horário para se exercitar e também para o lazer é fundamental para a sua saúde. Assim, será mais fácil se manter produtivo e atento no seu trabalho.

Reserve um espaço para ser o escritório

Sabemos que nem todo mundo tem um lugar em casa para fazer de escritório. Porém, tente o máximo possível estabelecer uma área de trabalho. O programador e líder técnico Fernando Henrique Gomes aconselha: “É muito importante encontrar um lugar mais calmo e com menos distrações. Uma sugestão pode ser ajustar seu quarto ou parte da sua sala de estar”. Quanto a dividir o espaço com mais pessoas, ele é categórico: “Feche a porta. Isso ajudará não apenas você, mas também outra pessoa que está no mesmo ambiente a entender que você está trabalhando”. 

Interações são tudo

Já  percebeu que o home office exige que você se comunique muito mais? Portanto, para evitar ruídos na comunicação, informe aos seus colegas e superiores qual é a sua agenda de tarefas e a sua disponibilidade. Quando terminar um projeto importante, avise. Precisou comunicar algo importante? Certifique-se que todos entenderam a mensagem que você transmitiu. Gomes complementa: “Seja objetivo, mas não se esqueça de começar com contexto e tente não usar palavras e frases curtas, pelo menos não no começo. Além disso, quando possível, você pode optar por fazer uma conferência online”.

As videochamadas, aliás, têm sido uma importante aliada nesse momento. Fale, interaja, dê sua opinião e ligue a sua câmera sempre que puder. Ver o rosto das pessoas cria proximidade e também serve para matar a saudade, concorda?

 

E como fazer com as crianças?

Meses sem escola e sem sair de casa obviamente afetam também as crianças. Assim como na escola, é importante determinar lições e exercícios diários, bem como estabelecer que horas elas devem começar e a que horas devem terminar. Depois do trabalho, reserve um tempo para corrigir os exercícios com eles. 

Crianças mais velhas também podem participar das tarefas domésticas. Deixe-os, por exemplo, lavar o carro, ajudar na faxina e limpar as louças. Mantendo todos ocupados, você poderá remover essas tarefas da sua lista e ganhará mais tempo com a sua família.

Caso esteja enfrentando dificuldades, pergunte ao seu chefe se é possível trabalhar em horários flexíveis. Favoreça o diálogo com sua empresa e tente encontrar uma solução construtiva e aceitável para ambos.

 

Depois de conferir essas dicas, não esqueça de conferir os cursos em destaque. Assim você aproveita o home office e amplia a sua capacitação.

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar