Dicas de educação financeira durante o período do coronavírus

5 de abril de 2020

Escrito por: Equipe "O Amarelinho"

Educador lista ações que devem ser tomadas por quem não tem reserva, trabalho e renda.

 

Reinaldo Domingos é presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN)

A situação é extremamente grave para toda população brasileira em função da crise gerada pelo novo coronavírus e pelos impactos que a quarentena terá na economia. Entretanto, existe um grupo em específico para o qual a situação é desesperadora. São milhões de brasileiros que atuam na informalidade, que estavam desempregados ou perderam empregos e que não possuem perspectiva de renda nesse momento.  

Existem muitas pessoas que estão realmente desesperadas com essa situação, o que se justifica à primeira vista. Contudo, mesmo para essas eu recomendo um pouco de calma, pois é preciso sentar e buscar soluções conscientes em relação ao momento.

Para quem está nesta situação, é preciso pensar, em um primeiro momento, nas necessidades básicas em relação às despesas, viver numa operação de guerra.


Pensando nisso, oriento em relação a algumas ações que podem ser tomadas:  

 

🔶 É fundamental nesse momento reunir a família, abrir a realidade e pensar em ações conjuntas de redução de custos.

 

🔶 Este é o momento de focar na alimentação sem luxos e supérfluos. Opte pelos produtos básicos, com custos menores e esqueça marcas e outras questões que possam elevar o preço.

 

🔶 Caso tenha, é fundamental proteger a reserva financeira. Dinheiro vale muito mais nesses momentos.

 

🔶 Avalie a possibilidade de postergar o pagamento de energia, água e gás. Em muitos casos, esses não serão cortados em função da crise.

 

🔶 Busque suspender pacotes de TVs a cabo e reduzir também os pacotes de telefone e internet. É fundamental buscar por redução sem corte, mas lembrando que pode precisar de ferramentas virtuais para trabalho ou procura de emprego.

 

🔶 Não comprar roupas e acessórios qualquer nesse momento. Valorize o que já se tem.

 

🔶 Buscar por atividades de capacitação que não envolvam custos.

 

🔶 Nada de compras coisas que não sejam essenciais.

 

🔶 Em casos de dívidas, analisar individualmente e, se possível, suspender o pagamento ou renegociar as prestações. Nada de gastar o pouco de reserva financeira que possa ter.

 

🔶 Exercite o desapego, busque por produtos em casa que possam ser vendidos, a fim de arrecadar algum dinheiro, mesmo que seja valor baixo. Para isso, use ambientes de venda online.

 

🔶 Busque pelo aprimoramento de sua atividadefim ou em um nova que deseje atuar.

 

🔶 Faça sua inscrição em planos para desempregados ou pessoas de baixa renda. O governo está aceitando adesões emergenciais.

 

🔶 Se for informal ou MEI, tiver pequena ou microempresa, busque linhas de apoio oferecidas pelo governo.

 

🔶 Se tiver cartão de crédito e faturas que não tenha como saldar ou que vão comprometer seu caixa e sua reserva, o melhor a fazer é ligar para o credor e dizer “devo, mas não posso pagar agora”.

 

🔶 Caso necessite fazer empréstimos, evite a qualquer custo linhas como cheque especial e cartão de crédito que possuem juros exorbitantes.

 

🔶 Busque por uma possibilidade de renda, mesmo estando dentro de sua casa.

 

 

Texto: Reinaldo Domingos.

 

 

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar