Dicas para quem quer ser aprovado no processo seletivo

Claudinei Nascimento

, Comportamento

Autoconhecimento e sinceridade nas respostas são importantes para quem está em busca de uma vaga no mercado.

 

Roberta Valezio, people experience manager da Wavy Global

Você é chamado para uma entrevista de emprego e imediatamente a ansiedade e o nervosismo entram em cena. Calma, esses sentimentos são comuns, porém algumas medidas são fundamentais para não atrapalhar a tão desejada conquista de um emprego. É o que diz Roberta Valezio, people experience manager da Wavy Global.  

Essas orientações, entretanto, se aplicam em maior ou menor medida, de acordo com o estilo da empresa, perfil da vaga e momento de carreira de quem está buscando uma nova colocação profissional.  

Neste processo, autoconhecimento é essencial, pois o profissional precisa saber o que ele faz bem, quais são os seus diferenciais e suas características mais relevantes para ocupar uma determinada vaga.  

É interessante também conhecer a empresa para a qual está se candidatando (área de atuação, produtos e serviços oferecidos, visão, missão, valores). Essas informações, geralmente, estão disponíveis no site e nas redes sociais das organizações. “Além disso, na entrevista com o recrutador, pergunte mais, peça para conversar com alguém da equipe. Essa iniciativa o ajuda a tomar decisões mais acertadas e é muito bem vista pelo selecionador”, afirma Roberta.  

Para a especialista, o bom preparo do profissional vai além da esfera profissional, sendo importante que ele esteja bem informado sobre política, economia e sociedade, tenha clareza e um posicionamento sobre o que acontece no mundo. “É importante ter repertório e profundidade para os pontos que podem ser explorados nas entrevistas, pois o recrutador buscar extrair o máximo de informações do candidato”, explica.

 

Autenticidade 

E, por fim, o candidato deve ser original e respeitar os seus próprios valores. “As respostas dos candidatos devem ser verdadeiras e é possível ser você mesmo, sem deixar de agir de maneira educada, gentil e agradável. O mercado tem buscado profissionais que tenham essa transparência”, finaliza Roberta. 


Publicidade

Publicidade

Publicidade