Dicas para quem quer ser aprovado no processo seletivo

24 de março de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Autoconhecimento e sinceridade nas respostas são importantes para quem está em busca de uma vaga no mercado.

 

Roberta Valezio, people experience manager da Wavy Global

Você é chamado para uma entrevista de emprego e imediatamente a ansiedade e o nervosismo entram em cena. Calma, esses sentimentos são comuns, porém algumas medidas são fundamentais para não atrapalhar a tão desejada conquista de um emprego. É o que diz Roberta Valezio, people experience manager da Wavy Global.  

Essas orientações, entretanto, se aplicam em maior ou menor medida, de acordo com o estilo da empresa, perfil da vaga e momento de carreira de quem está buscando uma nova colocação profissional.  

Neste processo, autoconhecimento é essencial, pois o profissional precisa saber o que ele faz bem, quais são os seus diferenciais e suas características mais relevantes para ocupar uma determinada vaga.  

É interessante também conhecer a empresa para a qual está se candidatando (área de atuação, produtos e serviços oferecidos, visão, missão, valores). Essas informações, geralmente, estão disponíveis no site e nas redes sociais das organizações. “Além disso, na entrevista com o recrutador, pergunte mais, peça para conversar com alguém da equipe. Essa iniciativa o ajuda a tomar decisões mais acertadas e é muito bem vista pelo selecionador”, afirma Roberta.  

Para a especialista, o bom preparo do profissional vai além da esfera profissional, sendo importante que ele esteja bem informado sobre política, economia e sociedade, tenha clareza e um posicionamento sobre o que acontece no mundo. “É importante ter repertório e profundidade para os pontos que podem ser explorados nas entrevistas, pois o recrutador buscar extrair o máximo de informações do candidato”, explica.

 

Autenticidade 

E, por fim, o candidato deve ser original e respeitar os seus próprios valores. “As respostas dos candidatos devem ser verdadeiras e é possível ser você mesmo, sem deixar de agir de maneira educada, gentil e agradável. O mercado tem buscado profissionais que tenham essa transparência”, finaliza Roberta. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar