Receio de ser demitido atrapalha o consumo

21 de novembro de 2018

Escrito por: Kazuhiro Kurita

A crise ainda tem reflexos no dia a dia das pessoas, sendo o alto índice de desemprego o que mais incomoda o consumidor. Dados apurados pelo Indicador de Confiança do Consumidor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 29% dos trabalhadores têm receio alto ou médio de ser dispensado.

Segundo o levantamento, 45% dos entrevistados declararam ter ao menos uma pessoa desempregada em sua residência, sendo que em 17% dos casos há duas ou mais pessoas nessa situação. Com relação ao futuro, 38% acreditam que, nos próximos seis meses, as oportunidades no mercado de trabalho estarão no mesmo nível que atualmente, enquanto 33% confiam que haverá mais ofertas de vagas. Outros 14% estão mais pessimistas nesse sentido.

Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil (Foto: Kazuhiro Kurita)

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o emprego é um dos fatores que mais afetam a confiança do consumidor. “É a perspectiva de estar empregado e de que sua renda vai crescer ou se manter no mesmo nível que estimula o consumidor a comprar com segurança, inclusive nas aquisições de alto valor, que geralmente são feitas a crédito. Enquanto o mercado de trabalho não mostrar sinais mais vigorosos de recuperação, a confiança do consumidor seguirá retraída, pois ele sabe que ter um controle sobre seu bolso e fazer adaptações podem ajudar a enfrentar um ambiente adverso”, analisa ela.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar