Protagonismo na carreira: aprenda como se destacar

19 de março de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Quem é que não quer se desenvolver profissionalmente e se destacar no competitivo mundo do trabalho, não é mesmo? Se você também pensa assim, um recado: assuma o protagonismo na carreira.

 

Para tirar todas as suas dúvidas sobre como alcançar este estágio, O Amarelinho conversou com a palestrante e consultora Camila Honorati. Para ela, o ponto de partida para o protagonismo na carreira vem do autoconhecimento, pois é ele que dará ao profissional as condições propícias para a tomada de decisões mais assertivas e enfrentamento de obstáculos. 

 

Primeiros passos para assumir o protagonismo na carreira

 

Em um mundo cada vez mais dinâmico, inclusive em relação ao mercado corporativo, o trabalhador deve tomar as rédeas de sua própria trajetória, sem esperar por planos de carreira estabelecidos pelas empresas, mesmo que eles sejam bem-vindos.

 

Nas palavras da profissional

 

Primeiramente, o que é necessário para alcançar os meus objetivos? Quais habilidades e competências técnicas e comportamentais eu preciso aprimorar? Essas são algumas questões que, segundo Camila, nortearão a carreira de quem quer ser bem-sucedido. “Fazer cursos, ler livros de autoajuda e conversar com profissionais experientes de sua área de atuação agregam valor ao profissional”, exemplifica.

 

Segundo a especialista, hoje há profissionais e ferramentas que ajudam o trabalhador a descobrir seus pontos fortes e a melhorar seus pontos frágeis, mas nada impede que ele, por si só, analise o seu perfil comportamental, para saber com quais segmentos ele mais se familiariza. 

 

Dessa maneira, Camila entende que o protagonismo passa por entender, primeiro, o que o profissional quer para a sua vida e isso, novamente, transita pelo autoconhecimento. “O que eu faço muito bem e o que não faço tão bem e o porquê?”. Essas perguntas ajudam na reflexão sobre a jornada a ser cumprida em um ambiente de trabalho.

 

As respostas para elas também podem abrir novos ciclos ou fechar os existentes, quando já não faz mais sentido permanecer onde está, seja por falta de perspectiva de crescimento, perda de interesse e insatisfação pela função ocupada ou saúde mental afetada (estresse, irritação constante ou falta de motivação).

 

Competências essenciais para o protagonismo na carreira

 

No entanto, apesar de cada profissional ter características únicas e modos diferentes de lidar com cada situação, a especialista ressalta algumas competências essenciais para quem deseja ter protagonismo na carreira. Confira!

 

  • Comunicação clara e assertiva (bom relacionamento interpessoal, networking e empatia)
  • Resiliência
  • Adaptabilidade à mudança
  • Autoconhecimento
  • Aprimoramento contínuo de habilidades e competências
  • Ambição (desejo de evoluir na carreira e criar planos, estratégias e ações para atingir metas e objetivos profissionais)

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar