Trabalho voluntário: por onde começar?

17 de setembro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Muitos profissionais em início de carreira acabam enfrentando algumas dificuldades comuns. O velho dilema entre busca por pessoas capacitadas e experientes, mas em contrapartida muitos não têm a oportunidade para tal. É nessa ocasião que o trabalho voluntário entra. Apesar de, por lei e característica, não existir remuneração, é um excelente laboratório para aqueles que buscam preencher seu currículo e ampliar as chances em processos seletivos.

 

Características do trabalho voluntário

Desde 2016 essa modalidade é reconhecida por lei como: “atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.”.

 

Portanto, é uma grande porta de entrada para aqueles que buscam adquirir aprendizado, mas que pela concorrência do mercado de trabalho não conseguem espaço nesse começo de carreira.

 

Além disso, existe o consenso daquele trabalho altruísta que visa auxiliar as pessoas e a sociedade. Algumas das atividades incluem ajudar idosos e pessoas em condição de rua, participação em eventos esportivos e apoio a animais abandonados.

 

Os primeiros passos

Hoje existem diversas maneiras de começar a praticar a atividade filantrópica. Você pode procurar ONGs, projetos sociais ou empresas do seu interesse e que abordam sua área de atuação para ver a disponibilidade. 

 

ONGs que fazem trabalhos voluntários:

  • Cruz Vermelha
  • TETO
  • GRAACC
  • Amigos do Bem

 

Como aplicar no mercado de trabalho

Antes de tudo, é claro que existem diversos ganhos para a sociedade com a contribuição voluntária. No entanto, é possível descrever isso em seu currículo e agregar ainda mais a suas experiências pensando no processo seletivo. As informações podem ser posicionadas na área de atividades extracurriculares, junto com serviços prestados para faculdade.

 

Precisando de uma vaga de emprego?

Não deixe as oportunidades do Amarelinho passar. Aqui você encontrará diversas vagas do seu interesse. Então, use a experiência adquirida no trabalho voluntário para ajudar a sociedade e conseguir entrar no mercado de trabalho. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar