Fortaleça sua liderança operacional com as nossas dicas

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Um estilo de liderança vai muito além de apenas uma ideia de como implementar certas políticas ou processos. A liderança operacional é uma área que ainda representa um desafio para grande parte das empresas brasileiras. Quando pensamos em liderança, logo várias palavras surge a mente: iniciativa, gestão, avaliação e envolvimento são algumas delas. Um líder operacional está interessado principalmente em resultados. Nesse sentido, eles são responsáveis pela criação de sistemas para apoiar os valores da organização, bem como as ações adotadas.

 

O sucesso de uma equipe operacional, se inicia com a liderança se preocupando com profissionais diferenciados e comprometidos. Eles devem conhecer amplamente as metas e objetivos da empresa,  aplicadas a cada posto de trabalho, impactando e somando positivamente no sucesso da empresa com um todo.

 

Na opinião do consultor organizacional e especialista em liderança, Wellington Moreira, ainda falta capacitação adequada de nível operacional porque as empresas não compreende bem o tipo de dificuldades enfrentadas por quem assume esse tipo de cargo. “As organizações acreditam ingenuamente: ‘Se ele é um bom técnico, então é claro que também será um ótimo líder’. E quando essas pessoas não conseguem fazer tal transição por conta própria, é comum que as companhias ignorem o fato de que também não deram o apoio e o suporte necessários para que seus líderes recém-promovidos alcançassem sucesso na nova função”, explica.

 

Como deve ser a capacitação de líderes operacionais?

 

Esse tipo de capacitação costuma esbarrar na barreira do tempo. Posições operacionais se caracterizam pela necessidade de resultados a curto prazo e não é possível tirar esse profissionais da linha de frente de uma hora para a outra, tampouco por um tempo muito prolongado. 

 

A saber, qualquer programa de capacitação voltado à liderança operacional precisa contemplar quatro eixos de desenvolvimento: gestão de pessoas, gestão de desempenho, negócios e estratégia, e identidade corporativa.

 

Veja maneiras simples de desenvolvê-la

Pratique a disciplina

Crie o hábito de ter rituais e economizar tempo no seu dia de trabalho. O objetivo aqui desenvolver seu senso de rigor e disciplina, assim como trabalhar a sua capacidade de tomar decisões rapidamente. 

 

Seja um bom ouvinte 

Saber ouvir é uma qualidade fundamental para o gestor. Esta é uma das principais ferramentas que permite controlar os recursos humanos e a gestão da sua empresa. Complexo e difícil de dominar, requer paciência, tolerância e um excelente sentido de análise. Boa capacidade de ouvir tornou-se uma preocupação crescente dentro de uma empresa. Principalmente porque sem essa qualidade, o gerente não pode levar em conta a capacidade de seus colaboradores, por exemplo. 

 

Continue sempre aprendendo

Aprender é essencial se você deseja melhorar seu desempenho a longo prazo e melhorar o desempenho de toda a cultura organizacional dentro de qualquer empresa. Manter-se atualizado com os mais recentes avanços tecnológicos exige treinamento contínuo para aprender novas habilidades e comportamentos. Significativamente, isso terá um impacto no reconhecimento de suas habilidades dentro da empresa, inclusive no seu relacionamento interpessoal como gestor.

 

Agora que você já viu como desenvolver a sua liderança operacional, confira as vagas de emprego disponíveis no nosso site e boa sorte!

 

Até a próxima.


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