A importância do estágio para a vida profissional

Paula Prata

, Carreira

Em praticamente todos os cursos e universidades, o período de estágio é obrigatório para a conclusão do curso. Muitos dos estudantes não compreendem a necessidade de um estágio, no entanto ele faz muita diferença na vida profissional.

O estágio é uma oportunidade para que o estudante pratique o que aprendeu em aula, para que tire dúvidas, aprimore seus conhecimentos e tenha contato direto com profissionais que trabalham por anos na área, promovendo um intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias.

Apesar de não parecer de imediato, o estágio faz uma grande diferença na vida do formando. Em algumas empresas, se o desempenho e dedicação do aprendiz for considerado bom, o estudante pode ser efetivado conseguindo dessa forma seu primeiro emprego dentro da área escolhida.

Caso não ocorra a efetivação, após o término dos estudos, as chances de que portas se abram para quem estagiou durante o período de faculdade são bem maiores, pois as empresas contratantes compreendem que o candidato está capacitado pela vivência que teve dentro de suas experiências em estágios.

Com relação à aquisição de benefícios e pontos positivos, o estágio permite o intercâmbio e troca de novos conceitos e estratégias apreendidos pelo aluno através da vivência diária, a construção de uma rede de contatos com pessoas influentes do meio corporativo, o financiamento das próprias despesas por meio do estágio remunerado e o direito a alguns benefícios, como alimentação e transporte, além de permitir a inclusão de referências profissionais para o currículo.

Para o estudante, a prática, a dedicação e a disciplina adquiridas durante o período de estágio agregam valor e conhecimento à carreira. É crucial aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecidas durante o programa, que oferece um novo olhar para o futuro, através da construção de um novo projeto de vida e carreira profissional.


Publicidade

Publicidade

Publicidade